Olá!
Teve uma época que eu parti para procurar combinhos e montar decks em cima deles.
Um dos decks que saiu dessa época foi o UB Thopter Control, que eu já expliquei aqui e já ganhei um dos nossos campeonatos.
Vou falar aqui de outros decks baseados em combinhos usando efeitos de arremessar.
O primeiro é o do Pena-Espinho e o Druida Devotado.
Com os dois em jogo é possível fazer a sequência: adiciona mana com o druida, poe um marcador -1/-1 nele, com a mana adicionada e removendo um marcador do druida, dá +3/+3 para o espinho-pena, infinitas vezes. Aí é só atacar ou arremessar/usar um rito de consumação para matar o oponente.
O deck baseado nesse combo que eu fiz usa as cores das cartas do combo: verde e preto. As cartas que escolhi basicamente servem para proteger o combo (desenterrar, trepadeira de matavasta, e coergir) e comprar cartas para conseguir o combo mais rapidamente (assinar com sangue e consulta demoníaca). O resto é carta reativa básica (hymn to tourach, paz momentânea e lâmina da destruição).
Deck BG Quillspike
4 Espinho-pena (U)
4 Druida Devotado
4 Rito de Consumação
1 Consulta Demoníaca (U)
4 Assinar com Sangue
4 Desenterrar
4 Trepadeira de Matavasta
4 Coergir
4 Hymn to Tourach
3 Paz Momentânea
3 Lâmina da Destruição
2 Expansão Morfoterrena
2 Charneca Estéril
2 Bosque Sereno
6 Floresta
9 Pântano
--
Nunca joguei com esse deck, pois logo que o propus para meus amigos, o Bruno me apresentou um combo mais eficiente, que usa menos cartas, é mais rápido e faz basicamente a mesma coisa. Esse combo é da Barreira de Sangue com qualquer carta de arremessar/rito de consumação.
Funciona assim, com a barreira de sangue em jogo você paga de vida um número de vezes igual à quantidade de vida do oponente, e usa o rito para sacrificar a barreira e acabar com o jogo.
O outro combo precisa do Druida Devotado ficar uma rodada de turnos em jogo para poder virar e gerar mana, isso deixa o combo muito desprotegido e lento. Com a barreira de sangue, basta ela estar em jogo e ter o rito na mão, 5 manas resolvem o caso. É claro que esse novo combo sofre de alguns dos defeitos do outro, mas acho mais forte.
Mas tem um porém, o deck precisa ter cartas que ganhe vida para poder pagar 20 de vida (quantidade mais provável que o oponente tenha quando você comba), caso contrário você morre antes de usar a carta, hehehe. Para isso precisamos da cor branca, e usar cartas como Explosão de Vida e Repouso dos Cansados. É possível usar verde e preto também, mas com essas cores as cartas de ganhar vida eficientes têm um custo de mana alto.
Juntando a mesma base do deck anterior, mas usando branco dessa vez, apresento o deck:
BW Wall of Blood
4 Barreira de Sangue (U)
4 Rito de Consumação
1 Consulta Demoníaca (U)
4 Assinar com Sangue
4 Explosão de Vida
4 Repouso dos Cansados
4 Coergir
4 Hymn to Tourach
4 Barreira Fulgurante
4 Lâmina da Destruição
2 Leão da Juba Branca
2 Expansão Morfoterrena
2 Charneca Estéril
2 Estepe Remota
6 Planície
9 Pântano
Com esse deck eu já joguei, e consegui uns resultados bons, nada contra decks muito competitivos também. O deck em si eu acho que não é muito forte, mas é bem divertido de jogar :)
--
O último deck do qual vou falar aqui é bem diferente dos outros. Esse é baseado num deck que já foi campeão de campeonatos oficiais do mais alto nível de Extended e Legacy. O combo usa as seguintes cartas:
Funciona assim: com os Nômades en-Kor e o Espiritualista de Daru em jogo, você usa a habilidade dos nômades infinitas vezes dando como alvo o espiritualista, que vai ficar 1/infinito; assim vc usa o meia-volta para deixá-lo infinito/1 e atacar ou usar o arremessar.
Agora o deck deve ser branco e vermelho. Surpreendentemente esse deck pode ser montado de uma outra maneira: usando redundâncias. Existe pelo menos uma outra carta que faz exatamente o mesmo efeito das cartas mostradas acima: Espírito en-Kor faz o mesmo que os nômades, Força-Tarefa faz o mesmo que o espiritualista, Fogo da Alma faz o mesmo que arremessar, e finalmente Às Avessas faz o mesmo que meia-volta.
Dessa forma o deck joga em torno de redundâncias, você tem 8 cartas de cada para o combo, o que faz vc combar mais rápido com maior probabilidade. Assim foi que eu montei o deck, não sei se é a forma mais forte.
Para completar o deck eu adicionei cartas que fazem você sacrificar uma criatura e ganhar vida igual à sua resistência (como cemitério de animais e condenar), nesse caso você fica com vida infinita e consegue esperar o suficiente para poder combar de novo e matar o oponente e conseguir no mínimo um empate (se o cara não te matar de deck-over, hehehe).
Deck RW Life
4 Nômades en-Kor
4 Espírito en-Kor
4 Espiritualista de Daru
4 Força-Tarefa
4 Meia-volta
4 Às Avessas
4 Arremessar
4 Fogo da Alma
4 Condenar (U)
1 Cemitério de Animais (U)
2 Cordões Prismáticos
2 Expansão Morfoterrena
2 Estepe Remota
2 Caverna Esquecida
8 Planície
7 Montanha
Com esse deck eu também já joguei e acho o mais forte dos três, o combo é consistente. Mas ao contrário dos outros ele não faz absolutamente nada quando não comba, o que pode ser frustrante para o jogador.
Espero que tenham gostado!
Até a próxima!
Olá, tudo bem? Espero que o blog ainda esteja ativo.
ResponderExcluirEstou montando um Monowhite Life Doth de clérigos (pra evitar o caso do último deck na parte "ele não faz absolutamente nada quando não comba") e tenho uma dúvida. Se não foi causado dano ao en-Kor, você pode usar a habilidade mesmo assim? Tipo, ele REDIRECIONA dano então não deveria primeiro ter sido alvo de alguma fonte de dano? Se puder ajudar com essa dúvida, agradeço. Postar combos do Magic é uma ideia genial. Curti seu blog, amigo. Valeu.
Sim, porque a habilidade diz "The next 1 damage that would be dealt to Nomads en-Kor this turn...", em português é "O próximo 1 de dano que seria dado...". Como é o próximo, não precisa ter sido dado.
ResponderExcluirVeja os textos corretos aqui:
http://magiccards.info/sh/en/109.html