Blog sobre jogar Magic: the Gathering sem gastar muito dinheiro, e os campeonatos que organizamos em São Paulo.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Sobre as Raridades

Ha um impasse na comunidade de Magic Peão sobre a raridade das cartas, uma vez que a mesma carta pode ser lançada em edições com raridades diferentes. Por exemplo: Story Circle foi lançado em Máscara de Mercádia como incomum, e depois em Oitava Edição como rara, e Pestilence foi lançada em Quarta Edição como incomum, depois em Saga de Urza como comum, e depois em Sexta Edição como incomum novamente.


Em geral, a regra é: considera-se a menor raridade em que a carta já foi lançada. Então no nosso exemplo Story Circle é incomum e Pestilence é comum.

Porém, nos seguimos outra regra:

Considera-se a raridade da carta lançada na edição mais recente.

Tomamos essa decisão por considerar que a Wizards, criadora do jogo, revisa sempre seus conceitos, e por isso, quando uma carta é relançada, revisa também a raridade dela.

Nesse caso, portanto, Story Circle é rara e Pestilence é incomum. O que é compatível com o nível de poder das cartas atuais.

Não são consideradas edições comemorativas como decks pré-montados e relançamentos promocionais, como as cartas de From the Vault: Exiled.

São consideradas as edições online, pois essas também revisam a raridade de cartas muito antigas, como a MTGO Masters Edition.

--

Essa regra faz com que, em geral, os decks que usamos são mais "fracos" do que os decks postados em outros sites de Magic Peão.

2 comentários:

  1. Não eh mto bem por ai... A wizard leva em consideraçao o metagame que ela joga. No metagame de Urza pertilencia seria comum pela ausencia de decks aggro eficientes no ambiente. History circle foi lançada como rara em 8 edição p q na epoca de Investida e amiguinhos os decks monocolors eram mto populares no ambiente. Essa discussao ja foi feita em Pauper e para eliminar os possiveis alegadores de ignorancia eles consideram a menor raridade sempre (COMO ASSIM MEU CIRCULO DE PROTEÇAO EH INCOMUN? VINHA MILHARES POR BOX NA 4 EDIÇAO!). Pensem na solução wizards: por exemplo se acham story circle forte demais, BANAM =D

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Eu já li vários artigos sobre design e desenvolvimento de Magic que falam sobre "erros" cometidos no passado com relação às raridades.

    Isso aconteceu inclusive no bloco de zendikar, que deixou o ambiente/metagame limited rápido demais. Tanto que rise of the eldrazi tentou contornar isso.

    Postar pestilencia como comum na época poderia ser o correto, mas hoje eles não mais acreditam nisso, portanto o correto para o metagame atual é pestilencia ser incomum, o mesmo caso para os circulos de proteção. É, infelizmente as coisas mudam...

    Eu não acredito que simplesmente banir as coisas seja a melhor opção. Agora essa é a minha opinião: prefiro colocar nas regras a priori pelas raridades do que ter uma lista grande de cartas banidas...

    ResponderExcluir