Resumindo, a primeira coisa que vc precisa fazer para montar um deck é um conceito, que pode ser cores, a postura, o comportamento, ou um combo que seu deck vai usar. No nosso exemplo escolhemos um tipo de criatura: cavaleiro.
Ao fim desse post eu coloquei a lista de cartas de cavaleiro de todas as cores para termos uma ideia do que escolher que um deck seja "de cavaleiros" faz. Assim podemos começar esse post:
2a etapa na criação de um deck - escolha das cartas
Essa parece ser a coisa mais óbvia do mundo: para montar um deck nós escolhemos cartas. Mas esse processo envolve várias decisões menores e considerações de informações importantes que podem mudar completamente o deck.
Enquanto que na primeira etapa nós escolhemos o conceito, uma definição geral do que o deck é, agora nós vamos aumentar o nível de detalhe escolhendo exatamente as peças que o formarão. Quando escolhemos as cartas devemos considerar principalmente:
- funcionalidade - a funcionalidade diz aquilo que a carta faz, mas não apenas isso, diz principalmente o papel da carta no deck. Uma carta de descarte (como Coergir) que vc olha a mão do oponente em um deck de descarte tem uma função bem diferente dessa mesma carta em um deck de combo. Assim as cartas precisam ser escolhidas tendo em vista o que ela vai fazer no deck, se ela é a única carta que o fará, ou se é redundância, se vai precisar de outras cartas que fazem isso, ou se vai precisar de outras cartas para apoiar seu funcionamento, etc.
- sinergia - isso nos leva à sinergia. Sinergia diz respeito à interação entre as cartas, por exemplo um deck cheio de elfos e cartas que usam o número de elfos em jogo tem bastante sinergia. Outra coisa, um deck com cartas pesadas precisa ter alguma coisa para segurar o jogo até poder usá-las, cartas que pagam vida e cartas que ganham vida, ou cartas que fazem algo quando você ganha vida, tudo isso é exemplo de sinergia. As escolhas das cartas têm que manter uma sinergia no deck, quando não há sinergia o deck parece simplesmente um amontoado de cartas boas.
- custo de mana - o custo de mana das cartas possui uma influência gigantesca na montagem do deck. Um deck com cartas com menor custo de mana tem um plano de jogo bem diferente de outro com cartas de custo maior. O custo de mana também serve para definir cartas melhores do que outras que fazem a mesma coisa - chamado de eficiencia de mana. O plano de jogo (se o deck será rápido, tentará matar os bixos e depois atacar, etc) é muito influenciado pelo custo de mana das cartas e o numero de terrenos do deck.
- base de mana - os terrenos que vc vai usar e a quantidade deles formam a sua base de mana. Essa é uma das partes mais dificeis de escolher bem suas cartas. Um deck mais pesado precisa de mais terrenos do que um com muitas cartas baratas. Já vi deck usando 16 e também 26, cada um com sua estratégia. Além disso tem que considerar as cores, cartas douradas ou que usam duas manas coloridas são mais difíceis de baixar, e assim também exigem mais terrenos. Deve se considerar terrenos que têm habilidades especiais, também cartas de buscar terrenos e adicionar mana, entre outros.
- ambiente - por fim, existem os fatores externos na hora de vc montar o deck que forma o ambiente: os decks bons que o pessoal joga. O seu deck deve ser feito de uma maneira que você vá bem contra os decks que todo mundo usa. Por isso na hora de escolher cartas que são melhores contra certos outros tipos de cartas e estratégias, deve-se dar uma olhada no ambiente.
Essa é só uma descrição super-simples e mal feita de algumas das coisas que influenciam na hora de montarmos um deck. Eu já vi artigos e mais artigos da galera que fala de como montar decks na internet sobre cada um desses assuntos, e eu tb não sou expert, por isso posso estar falando besteiras tb.
Como a escolha do conceito afeta tudo isso? O que faço para escolher as cartas?
Bom, a escolha do conceito restringe bastante o que vc vai fazer no deck, e te guia na hora de escolher as cartas. Para escolhê-las vc precisa conhecer o maior número de cartas possível (idealmente todas) mas é sempre possível consultar a lista de cartas existentes, como eu mostro, por exemplo no tutorial.
Vamos ver agora como isso fica no exemplo do deck de cavaleiros.
Analisando a lista das cartas de cavaleiros podemos concluir que:
- Cavaleiros são predominantemente brancos, e muitos ainda precisam de duas manas coloridas, o que força um deck mono-cor.
- Cavaleiros não são criaturas muito rápidas e agressivas, mas geralmente possuem muitas habilidades para um custo baixo, mas a falta de bixos bons de uma mana os faz um grupo menos agressivo e mais resiliente.
- Não existem cartas disponíveis para Magic Peão que dêem muitos bônus para criaturas do tipo cavaleiro (todas elas são raras), o que normalmente torna fácil montar decks de um tipo de criatura
Com tudo isso em mente, eu conversei com meu amigo sobre como ele queria o deck, e ele me disse
"quero um deck com bastantes bixos fortes e algumas magias de remoção para meus bixos poderem atacar".
Então esse é o conceito que usaremos para escolher as nossas cartas. Mas eu não vou escolhê-las, vou apenas listar as que eu mais gosto e deixar para o meu amigo escolher depois.
Cavaleiros comuns que acho melhores
"Cavaleiros" incomuns que acho melhores
Além dos melhores cavaleiros eu separei algumas mágicas não-criaturas brancas comuns de remoção dos bixos do oponente e de proteção dos seus bixos. Vejam abaixo, classificadas por custo de mana:
Agora como podemos proceder? Eu aconselharia o seguinte, comece a escolher algumas cartas, e usando os conceitos que expliquei acima, comece a escolher outras cartas. É possível fazer um deck usando apenas as cartas que selecionei, mas é possível também ir em outras direções, por exemplo escolher a skyhunter cub (Aprendiz de Caçadora Celeste) e a partir dela escolher outras cartas não necessariamente cavaleiros que ganham bônus quando equipadas (veja aqui) e escolher uns equipamentos. Outro exemplo é usar também mágicas ofensivas, como fortificar.
As possibilidades são muitas. O que importa agora é adotar uma dessas sinergias e fazer uma primeira versão do deck. A seguir vem a próxima etapa: testar e refinar, o que será o assunto do próximo tópico.
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