Blog sobre jogar Magic: the Gathering sem gastar muito dinheiro, e os campeonatos que organizamos em São Paulo.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Análise de um outro Ambiente Peão

Olá, esse blog foi baseado em um site holandês, que relata campeonatos de Magic Peão na cidade de Groningen. Recentemente eles fizeram um anúncio de mudança na lista de cartas banidas, por causa de um ambiente que não estava "legal".

 Empty the Warrens foi banida na Holanda

Primeiro eu vou explicar as diferenças (antes desse novo anuncio) entre as regras que eles usam e as que nós usamos:
1. eles consideram a menor raridade da carta sempre, nós consideramos a última raridade.
2. a lista de banidas deles tem as seguintes diferenças: Demonic Consultation, Darksteel Citadel e Skeletal Scrying são banidas lá e aqui não, e AEther Vial, Isochron Scepter, Berserk são banidas aqui e não lá.

No final das contas, a diferença 1 é mais relevante do que a diferença 2, pois cartas como Pestilência, Matrona Goblin e Trinket Mage são cartas super fortes e comuns! Dá para fazer decks significativamente mais fortes com as regras deles.

O que aconteceu com o ambiente lá? Desde setembro do ano passado, incrivelmente todos os campeonatos são vencidos por um deck: Storm Goblins (chamado por eles de Dirty Kitty), e no último, em fevereiro, esse deck ficou em 1o e em 3o lugar com dois jogadores diferentes.

Eu vou apresentar esse deck, explicar a diferença de um deck similar que pode ser feito com as nossas regras, e depois os decks que a galera usou lá para tentar ganhar dele (e que não conseguiu).

Storm Goblins - Groningen (Dirty Kitty)
Creatures
4x Goblin Matron
1x Goblin Recruiter
2x Goblin Sledder
4x Skirk Prospector
1x Goblin Bushwhacker
4x Mogg War Marshal
2x Wild Cantor
4x Tinder Wall
Spells
4x Seething Song
4x Empty the Warrens
4x Rite of Flame
4x Lotus Petal
4x Fecundity
Land
8x Forest
10x Mountain
Sideboard
4x Naturalize
4x Wrap in Vigor
2x Pyroblast
3x Red Elemental Blast
2x Grapeshot

Como esse deck funciona? Basicamente é colocar várias fontes de mana (lotus petal, tinder wall), e num turno só colocar muitos goblins através das magias de dar mana (rite of flame e seething song) e o Empty the Warrens. Com a fecundidade em jogo, é possível comprar o deck inteiro e fazer o que quiser.

Nas nossas regras, não é possível usar Goblin Matron como comum, o que enfraquece o deck, mas eu acredito que nao consideravelmente. Uma lista que eu montei tem a seguinte diferença:

-4 Goblin Matron
+3 Goblin Bushwacker
+1 Goblin Sledder

O deck é realmente muito forte e consistente! Comba rápido e mata sem dó. Uma boa sugestão para os jogadores competitivos.

Para combater esse deck, vimos o pessoal de lá da holanda usar vários decks baseados em preto com bixos fortes, seja preto e branco ou preto e verde (ver decks "WeeBee" e "Moosebite" das listas dos campeonatos). Com um pouco menos de êxito o pessoal usou decks azuis baseados em Thopter Foundry ou decks verdes como Elfos e Eldrazi.

Acredito que não dá muito para comparar com o nosso ambiente, pois nem temos um "ambiente" de verdade ainda. A diferença dos decks que usam lá é bem grande, penso que se mais gente começar a jogar conosco teremos um movimento de aproximação às listas desses holandeses. Bom, vamos ver o que acontece no nosso próximo campeonato.

--

Bom, como a carta-chave do deck é o Empty the Warrens, lá na Holanda agora ela é banida.

Também, para valorizar outros decks, eles desbaniram Demonic Tutor, Darksteel Citadel e Counterbalance.

Apesar de eu jogar de azul, acredito que seja a cor mais chata (e forte) do jogo, e creio que desbanir Counterbalance é um erro, pois essa carta deixa o jogo chato.

Agora é esperar para ver o que acontece lá e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário