Blog sobre jogar Magic: the Gathering sem gastar muito dinheiro, e os campeonatos que organizamos em São Paulo.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Report - MonoBlack Pestilência no camp de Julho

Esse foi o nosso maior campeonato, nele eu queria jogar com um deck diferente, estava cansado do azul, apesar de ter conseguido bons resultados nos últimos campeonatos. Lembrei não faz muito tempo que Hymn to Tourach não está banido nas nossas regras (apesar de estar em algumas outras regras de magic peão), então quis jogar de preto.

Análise do Deck

Dessa vez eu vou apresentar o deck e depois discutir sobre as partidas.

4 Portao do Cemitério
3 Pestilência (U)

Esse é o "combo" do deck que lhe dá o nome. Com o portão do cemitério que tem proteção contra o preto eu posso usar pestilência à vontade e matar muitos e muitos bixos!! Huhauahauha!!

4 Mapa da Expediçao
4 Abominaçao Distorcida
20 Pantano
1 Pantano de Bojuka
1 Cofres da Cabala (U)
2 Drenar Vida
4 Gavinhas da Corrupçao

Essas cartas são as que proporcionam ou abusam de muitos pântanos em jogo. Com o mapa e a abominação eu posso procurar o cofres da cabala e outros pantanos, e gerar muita mana para o drenar vida ou ter muitos pantanos para a gavinhas. Além disso, eu coloquei 1 pantano de bojuka para ser procurado pelo mapa quando o oponente usar demais o cemitério.
 
4 Coergir
4 Hymn to Tourach

Pacote de cartas de descarte.

2 Lamina da Destruiçao
2 Justiça do Evincar

Pacote de cartas de mata-bixo adicionais.

1 Tampo da Adivinhaçao do Sensei (U)
4 Assinar com Sangue

Pacote de cartas de comprar.

Então esse é o deck, muita coisa de matar bixo com um pouco de descarte e basicamente 3 condições de vitória, a propria pestilencia, drenar vida, e a abominação distorcida. Isso faz um deck de controle, a postura de jogo basicamente é matar os bixos do cara e descartar as cartas da mão dele enquanto vai juntando muitos pantanos e usa uma das condições de vitória para vencer.

SB: 2 Justiça do Evincar
SB: 3 Édito Diabólico
SB: 3 Pântano de Bojuka
SB: 4 Distorcer a Mente
SB: 3 Triturador de Escória

O sideboard contém mais cartas de mata-bixo para situações onde o bixo tem proteção contra o preto (Édito) ou quando o oponente tem muitos bixos (Justiça do Evincar). Também contém cartas para quando ele usa o cemitério (pantano de bojuka), quando também é controle (distorcer a mente), e quando usa círculo de proteção preto (triturador de escória).

O deck, portanto, é forte contra decks de bixo, principalmente decks de muitos bixos fraquinhos (por causa da pestilencia e das justiças do evincar), e consegue também usar descarte para ser bom contra controle. Isso em teoria, hehehe, vamos ver agora o que aconteceu na prática!!

1ª partida - Tamara de MonoBlack Infect

No primeiro jogo ela colocou um bixo que foi me batendo até eu ficar com 4 de veneno, aí eu matei ele com Gavinhas, depois coloquei o Portão e a Pestilência em jogo. Como eu tinha mais vida do que ela e muitos pântanos, o jogo acabou logo depois.

No segundo eu coloquei do side Édito e Justiça e tirei as coisas que não matam bixos pretos. Nesse ela me bateu com um bixo que não tem infect, até eu arrumar um jeito de matá-lo. Depois ela foi colocando bixos com infect que eu fui matando, fazendo-a perder inclusive uns encantamentos. Quando coloquei o "combo" (dessa vez primeiro a pestilencia depois o portao: top deck) o jogo acabou em três turnos.

2x0

Total 2x0

2ª partida - Bruno de BR The Rack

Ele começa "aggro" com hymn to tourach e the rack. Eu compro cartas com assinar com sangue e consigo usar uma duress. Vou a 13 de vida por um raio. Consigo juntar mana com o cofres e usar um drain life de 8, me recupero a 21. Mas nessa aí ele me causa um monte de dano direto e os the rack me causam dano até eu ficar com 7 novamente. O gás dele acaba, eu consigo juntar umas cartas na mão para parar o dano do the rack e consigo colocar uma abominalçao em jogo. Ele com 10 de vida aí foi só atacar duas vezes :)

Saideio distorcer a mente (para fazer guerra de descarte) e édito, tirando as coisas de matar muitos bixos e matar bixo preto. Ele começa com mana raio, eu vou de "mana vai". No segundo turno ele baixa outra montanha e passa, eu vou de hymn to tourach, que ele responde jogando incinerar e sacrificando as duas montanhas para uma explosão de fogo (suicida), eu vou a 10. Eu vou construindo meus pântanos enquanto ele tem um deserto e um pântano em jogo (bruno sempre zica contra mim). Até que eu baixo uma abominação que ataca e uso drain life quando ele desiste.

2x0

Total 4x0

3ª partida - Carlos de MonoBlue Queimar Grimório

Aqui eu não sabia muito bem como jogar. O que tentei foi juntar o combo e matá-lo de pestilência ou atacar com a abominação o mais rápido possível, fazendo-o descartar para segurar o jogo dele. No primeiro jogo ele baixa um encantamento do "apagador" e vai tirando minhas cartas para o cemitério. Eu coloco três portões em jogo, fico cheio de terreno mas a pestilencia é anulada quando veio. Consigo faze-lo descartar as cartas e ele joga no "top-deck mode". Ele usa dois mind funeral que me deixam com poucas cartas sobrando. Consigo colocar uma abominação em jogo mais aí é tarde demais...

Coloco 4 distorcer a mente do side. Incrivelmente não vem nenhuma carta de descarte, então ele vai tirando as minhas. Dessa vez ele colocou mais bixos, mas eu consegui colocar a pestilencia e o portao, mas eu fico com 6 de vida depois de matar todos os bixos (e ele com 10). O jogo fica meio travado. Quando ele vira todos os seus terrenos para colocar um bixo eu uso um super drenar vida de 6 de dano, fazendo nossos pontos de vida ficarem 12 a 4 a meu favor. Aí a pestilencia faz a diferença!!! Com acho que 5 cartas no grimório, super sorte!

No terceiro ele me dá uma porrada com o bixo azul que infla o ataque e me deixa com 7 de vida muito rápido. Eu mato os bixos dele e vou estabilizando (perdendo cartas do grimorio como sempre). Consigo encaixar uma abominação que consegue atacar 4 vezes! Ufa!!

2x1

Total 6x1

4ª partida - Fernando de RG Guerreiros

No primeiro jogo ele vem com uns bixos que me deixam com 15 de vida. Uma gavinhas de deixa de volta com 20. Ele zica de montanha e fica cheio de carta na mão enquanto eu ataco com uma abominação.

Coloco mais éditos. Aqui ele vem cheio de bixinhos, me deixam com 15 novamente e eu mato, recupero e vou a 21. Faço ele descartar umas cartas, e ele zica montanha novamente. O jogo fica travado, ele colocando terrenos, eu colocando terrenos. Coloquei uma abominação e ele usa desintegrar nela!! Unica maldita carta que nao permite regenerar!! Quando ele coloca um bixo eu mato, de vez em quando um bixo ou outro, e uns danos diretos, passam e minha vida vai esvaindo pouco a pouco, as gavinhas me fizeram passar de 5 de vida a muito de vida outras duas vezes (chego a ficar com 14 pantanos em jogo). Chega uma hora que eu coloco a pestilencia e ele desiste.

2x0

Total 8x1

5ª partida - Gustavo de UG Aggro

Olha só esse jogo. Ele baixou um mimico, e eu só nos pântanos. Ele baixou outro mimico, fazendo o outro ser 5/3, eu fico com 15 de vida. Depois ele baixa mais um bixo dourado, os dois mimicos ficam 5/3, eu fico com 5 de vida. Aí eu baixo uma abominação e consigo matar um bixo dele. Depois baixo pestilencia e mato o resto (minha vida vai para 4 e a dele 19), podendo atacar com o meu bixo, assim a vida dele vai de 19 para 14 para 9. Aí eu tenho que usar a pestilencia para matar o bixo dele e poder atacar novamente: minha vida vai para 2, e a vida dele para 7, com o meu ataque fica 2 a 2. Assim eu tinha uma abominação em jogo e ele tinha que colocar um bixo para se defender do meu ataque, mas eu tinha a pestilencia (que não era muito util com 2 de vida). Então ele colocava um bixo, eu atacava e ele bloqueava. Isso se repetiu acho que umas quatro vezes. Até que ele baixou um bixo para bloquear que tinha 1 de defesa, assim eu pude ativar a pestilencia, matar o bixo e atacar no meu turno para a vitória!! Uma partida memorável.

Tirei as pestilencias para ele não ter nada o que destruir com os naturalizar dele e coloquei mais justiça do evincar e éditos. No segundo jogo ele veio um pouco mais devagar. Assim ele foi me batendo de pouco em pouco e eu matando alguns dos bixos dele. Mas ele com o equipamento forte deixou com 4 de vida sem ter muito em jogo. O dano que causei nele foi de justiça do evincar. Consegui colocar o tampo para procurar respostas, e sempre fui cavando alternativas. Usei gavinhas para subir a 9 de vida, mas sempre apanhando. Com outra porrada fui a 3. Eu tinha dois pantanos na mão e um assinar com sangue, um mapa em jogo, muitos pantanos e o tampo me revelou 3 pantanos de novo, assim eu usei o mapa para emparalhar os pantanos que o tampo revelou. Aí no meu turno usei o tampo de novo para me mostrar duress, duress e pantano. Comprei a carta do turno e usei o tampo de novo para poder usar o assinar com sangue em seguida, aí vejo duress, pantano e drenar vida. Uso drenar vida de 1 para matar o bixo dele. Mas no outro turno ele coloca mais um bixo e eu não encontro resposta.

No terceiro jogo foi assim: ele baixou bixo e eu tinha um pantano e o cofres, eu deveria ter mulligado. Quando tinha mana o suficiente para fazer alguma coisa já tinha 8 de vida, tarde demais...

1x2

Total 9x3

6ª partida - Eric de Gu Infect

No primeiro jogo ele veio com um bixo e me causou 1 de veneno, eu sem resposta juntando meus pantanos. Depois ele me causou mais 2, e eu nada. Depois bateu eu tentei matar o bixo ele inflou em resposta batendo mais 6, fiquei com 9 de veneno. Mas no turno seguinte consegui matar os bixos dele, nessa brincadeira usei 3 assinar com sangue. Aí uso um drain life para matar outro bixo dele, descarto tudo que ele tem na mão. Os turnos seguintes foram meio repetitivos: ele baixa bixo eu mato, ele baixa bixo eu mato. Mas chegou uma hora que ele baixou bixo e eu não matei :(

Coloquei as justiças e os editos e removi os mapas. Eu comecei com duress para tirar uma vines of vastwood, depois uso um edito para matar um bixo em resposta a um rancor. Depois uso um hymn to tourach para acabar com a mão dele. Coloco uma abominação mas ela é anulada por um mana leak. Demorou bastante (nós dois juntamos muitos terrenos!), eu descartei muita carta da mão dele, mas eu consegui colocar o portao e a pestilencia em jogo. Mas ainda precisava de ganhar vida de alguma maneira para acabar com o jogo. Assim, alguns turnos (e bixos no cemiterio) depois eu compro uma gavinhas que me faz ficar a 22 e a pestilencia acaba com tudo.

Ele começa, em meu primeiro turno eu uso duress, ele tem uma blight mamba, um turn aside, um vines of vastwood, um rancor e uma ilha, eu escolho o vines. No segundo turno dele ele baixa a cobra. Eu ponho meus segundo pantano e passo. Ele coloca rancor na cobra, eu uso édito em resposta, ele usa spell pierce (que o filho da mãe comprou!!) e anula, e me bate 3. Eu tenho na mão doom blade, gavinhas, duas justiça do evincar, tudo inutil (pois ele pode tanto anular quanto regenerar a cobra para a justiça)!!! Só sobreviveria se eu comprasse outro édito, o que não aconteceu.

1x2

Total 10x5

7ª partida - Marcelo de RGW Aliados

Ele começa, baixa um bixo verde no segundo turno. No terceiro ele baixa o que dá +1/+0 e tem impeto (eu fico com 15 de vida). Eu só nos pantanos e descartando coisas (reforços e join the ranks) da mão dele com dois duress (eu vi os bixos que ele baixaria, como eu tinha uma gavinhas e uma justiça fiquei até que tranquilo). Em meu terceiro turno baixo um portao. No quarto turno ele baixa o outro que dá +1/+0 e me deixa com 9 (o portao defende o bixo verde, que já estava 6/4). No meu quarto turno eu uso a justiça, matando os dois vermelhos, e ficando com 7 de vida. No quinto turno ele baixa mais um bixo, fazendo o verde ficar 5/5 ataca, me deixa com 2, e me dá um raio.

Talvez eu deveria ter matado o bixo verde com a gavinhas ao invés de usar a justiça, para não deixar minha vida tão baixa, eu sabia que ele tinha raio, mas as duas cartas que ele comprou depois que eu usei duas duress foram definitivas para o jogo.

Comecei o segundo jogo com um tampo, que me permitiu tentar procurar alguma resposta para os bixos dele. Ele foi colocando bixo, eu matei. Ele colocou dois que fazia ele ganhar vida, eu usei uma justiça. Aí ele baixou um bixão verde que tem trample e outros que eu não consegui matar, assim minha vida foi rapidinho pro saco.

0x2

Total 10x7

Resultados e Nova Decklist

Em momentos decisivos (contra o Eric e contra o Marcelo) os oponentes compraram as cartas certas, talvez, talvez os resultados tenham sido diferentes. Mas o deck me decepcionou quanto a vir as cartas na hora que eu precisava, matar bixos nas ultimas partidas, por isso eu faria modificações nesse deck para incluir mais mata-bixo com baixo custo de mana. Eu também joguei errado em várias ocasiões, inclusive na que permitiu o Eric anular meu édito e o Marcelo me matar com o raio. Achei o resultado justo, com certeza eu não merecia ganhar.

Vejam a versão que eu usaria hoje:

4 Portao do Cemitério
3 Abominaçao Distorcida

1 Tampo da Adivinhaçao do Sensei (U)
3 Mapa da Expediçao
4 Coergir
4 Hymn to Tourach
3 Assinar com Sangue
2 Lamina da Destruiçao
2 Terror
2 Drenar Vida
4 Gavinhas da Corrupçao
4 Grasp of Darkness
3 Pestilência (U)

19 Pantano
1 Pantano de Bojuka
1 Cofres da Cabala (U)

SB: 4 Veredito de Geth
SB: 3 Echoing Decay
SB: 2 Pântano de Bojuka
SB: 4 Distorcer a Mente
SB: 2 Triturador de Escória

Essa versão tem muito mais remoção pontual, e talvez seja melhor em campeonatos grandes. A versão anterior tinha muita remoção em massa, o que é bom apenas contra decks de muitos bixos (elfos, white weenie, etc.). Para não exagerar poderia trocar os echoing decay no side por justiça do evincar tb...

2 comentários:

  1. Por acaso o Justiça do Evincar causa ponto de dano a quem usou a carta também?

    ResponderExcluir
  2. sim, o texto diz "cada criatura e jogador", e quem usou a carta é um jogador

    ResponderExcluir