Olá
Essa semana é especial para as cartas comuns no site da Wizards.
Apesar de ser principalmente sobre pauper, e não sobre peão, essa semana é muito mais próxima de nós do que em geral os artigos são.
Aqui vão os links para os artigos.
Making Magic
Fala de como desenvolver ou criar cartas comuns
Limited Information
Fala de como as cartas comuns influenciam quando se joga draft
Serious Fun
Fala de como criar decks EDH Commander (de duas cores) no pauper
Building on a Budget
Mostra um deck de combo com Fissura Temporal no pauper
From the lab
Coisas malucas, nao tive paciencia de ler :P
Latest Developments
Comparaçao do desenvolvimento de algumas cartas comuns
Uma versão minha do deck no peão, hehehe
Ubw Temporal Fissure
4 Sunscape Familiar
4 Nightscape Familiar
4 Mulldrifter
4 Cloud of Faeries
3 Peregrine Drake
4 Snap
4 Frantic Search
4 Compulsive Research
2 Wash Out
4 Temporal Fissure
4 Azorius Chancery
4 Dimir Aqueduct
4 Esper Panorama
7 Island
2 Swamp
2 Plains
é mais uma ideia...
Blog sobre jogar Magic: the Gathering sem gastar muito dinheiro, e os campeonatos que organizamos em São Paulo.
quarta-feira, 20 de abril de 2011
terça-feira, 19 de abril de 2011
Última tentativa de ser aggro - Deck Fires
Vamos lá, essa é a última proposta que eu vou colocar aqui de um deck aggro. Juro.
O André fez um deck não-peão, e eu sempre pensei que mesmo no peão, esse esterióripo seria bom.
Sendo aggro até no estilo de escrever, vamos logo pra lista:
RG Fires
4 Llanowar Elves
3 Fyndhorn Elves
4 Keldon Marauders
4 Blastoderm
1 Flametongue Kavu
4 Rhox Brute
2 Wild Loteau
4 Lightning Bolt
4 Rancor
4 Dead//Gone
2 Colossal Might
4 Fires of Yavimaya
20 Terrenos
SB: 4 Naturalize
SB: 4 Vines of Vastwood
SB: 3 Flaring Pain
SB: 4 Red Elemental Blast
Descrição
1. Aceleração de mana.
2. Ímpeto para bixos grandes.
3. Coisas para limpar o caminho e aumentar seus bixos.
Talvez a lista que eu tenha colocado tenha poucos bixos, mas eu não achei nenhum decente com 3 manas... e tem bixo demais com 4 manas... se alguém puder colaborar.
Divirtam-se.
Pronto, acabou a minha época de agressividade. Agora vou parar de renegar minha identidade e fazer decks chatos e retranqueiros.
O André fez um deck não-peão, e eu sempre pensei que mesmo no peão, esse esterióripo seria bom.
Sendo aggro até no estilo de escrever, vamos logo pra lista:
RG Fires
4 Llanowar Elves
3 Fyndhorn Elves
4 Keldon Marauders
4 Blastoderm
1 Flametongue Kavu
4 Rhox Brute
2 Wild Loteau
4 Lightning Bolt
4 Rancor
4 Dead//Gone
2 Colossal Might
4 Fires of Yavimaya
20 Terrenos
SB: 4 Naturalize
SB: 4 Vines of Vastwood
SB: 3 Flaring Pain
SB: 4 Red Elemental Blast
Descrição
1. Aceleração de mana.
2. Ímpeto para bixos grandes.
3. Coisas para limpar o caminho e aumentar seus bixos.
Talvez a lista que eu tenha colocado tenha poucos bixos, mas eu não achei nenhum decente com 3 manas... e tem bixo demais com 4 manas... se alguém puder colaborar.
Divirtam-se.
Pronto, acabou a minha época de agressividade. Agora vou parar de renegar minha identidade e fazer decks chatos e retranqueiros.
Confissões (?) de um Jogador de Controle
Me chamem de retranqueiro!
Pode falar o que for, estou cada vez mais me reconhecendo como um jogador de controle. O problema é que eu mesmo, às vezes, não gosto disso.
Nas nossas partidas, em geral, é aquela putaria de retranca o tempo todo. Quando um faz um deck um pouco mais aberto e ofensivo todo mundo tenta ajudar o cara a colocar mais defesa no deck. Ou até mesmo quando alguém faz um deck de combo, faz de tudo para o combo ser tão certeiro que enche o deck de contra-mágicas para segurar tudo.
Eu já tentei jogar de combo. Fiz uns deckzinhos legais, que jogavam bem até. Porém, nada é tão resiliente quanto um deck de controle, e eu gosto disso. Então nos decks de combo eu ficava frustrado por ou ganhar rápido demais, sendo que o oponente nem faz nada, ou o deck não rola e eu fico chupando o dedo...
Eu já tentei jogar de aggro. Vocês podem até ver que os últimos decks que eu tenho postado são agressivos. Porém, quando eu jogo com eles, principalmente quando ganho, não tenho aquele tesão. Ganhar jogando com um deck aggro é legal, mas vc ganha todo esfarrapado, se mata todo e ganha. O deck pode ser o melhor deck do mundo, ganhar de todas, mas...
Não é aquele prestígio, aquela sensação gostosa de ter a partida completamente na sua mão, ter a tal da inevitabilidade, que não importa o que o outro jogador faça, vc tem uma boa resposta.
Vai falar que as partidas mais legais são as de dois decks de controle? Duas horas de partida acirradíssima, quem nunca vibrou com essas partidas. É, tá, tem gente que não gosta, tem gente que não tem paciência e quer ganhar ou perder logo. Provavelmente é isso que caracteriza um jogador de controle, um retranqueiro.
Como eu.
Será que tenho redenção? Será que consigo jogar com um deck azul sem uma contramagica? Será que é tão ruim ser assim? Será que consigo jogar num campeonato com um deck aggro, ganhar e me sentir completamente bem? Eu deveria?
Por quê Círculo de Histórias é raro?? Queria tanto jogar com ele...
Cartas favoritas de um retranqueiro no peão
Pode falar o que for, estou cada vez mais me reconhecendo como um jogador de controle. O problema é que eu mesmo, às vezes, não gosto disso.
Nas nossas partidas, em geral, é aquela putaria de retranca o tempo todo. Quando um faz um deck um pouco mais aberto e ofensivo todo mundo tenta ajudar o cara a colocar mais defesa no deck. Ou até mesmo quando alguém faz um deck de combo, faz de tudo para o combo ser tão certeiro que enche o deck de contra-mágicas para segurar tudo.
Eu já tentei jogar de combo. Fiz uns deckzinhos legais, que jogavam bem até. Porém, nada é tão resiliente quanto um deck de controle, e eu gosto disso. Então nos decks de combo eu ficava frustrado por ou ganhar rápido demais, sendo que o oponente nem faz nada, ou o deck não rola e eu fico chupando o dedo...
Eu já tentei jogar de aggro. Vocês podem até ver que os últimos decks que eu tenho postado são agressivos. Porém, quando eu jogo com eles, principalmente quando ganho, não tenho aquele tesão. Ganhar jogando com um deck aggro é legal, mas vc ganha todo esfarrapado, se mata todo e ganha. O deck pode ser o melhor deck do mundo, ganhar de todas, mas...
Não é aquele prestígio, aquela sensação gostosa de ter a partida completamente na sua mão, ter a tal da inevitabilidade, que não importa o que o outro jogador faça, vc tem uma boa resposta.
Vai falar que as partidas mais legais são as de dois decks de controle? Duas horas de partida acirradíssima, quem nunca vibrou com essas partidas. É, tá, tem gente que não gosta, tem gente que não tem paciência e quer ganhar ou perder logo. Provavelmente é isso que caracteriza um jogador de controle, um retranqueiro.
Como eu.
Será que tenho redenção? Será que consigo jogar com um deck azul sem uma contramagica? Será que é tão ruim ser assim? Será que consigo jogar num campeonato com um deck aggro, ganhar e me sentir completamente bem? Eu deveria?
Por quê Círculo de Histórias é raro?? Queria tanto jogar com ele...
Se preparando para o camp de Sábado
Olá
Faz tempo que não jogo, na verdade, desde o último camp. Ainda bem que o fazemos mensalmente, hehehe.
Seguindo a linha do f*da-se, estava pensando em ir de aggro dessa vez. Pensei em continuar de fractius, primeiro com o vermelho e verde, e depois de verde e preto, para usar Infect.
Aí pensei que se eu usar mais coisas com infect provavelmente o deck segue melhor. Tanto que no último campeonato lá da holanda teve até neguinho com uma lista BG Infect.
Então vai aí uma possível lista que usei no próximo sábado!
BG Infect
4 Vector Asp
4 Blight Mamba
4 Plague Stinguer
4 Silhana Ledgewalker
4 Cystbearer
4 Tainted Strike
4 Invigorate
4 Rancor
4 Bonesplitter
4 Lightning Greaves (U)
11 Forest
9 Swamp
SB: 4 Naturalize
SB: 4 Unearth
SB: 4 Duress
SB: 3 Doom Blade
Descrição
Bixos com Infect. A ideia nem é ser tão rápido, mas ser insistente o suficiente para que, quando algum bixo passar, causar bastante dano de veneno. Assim, em geral com dois ataques o oponente perde. Eu tentei fazer uma versão até mais defensiva, com a Silhana e com a Grevas, que defendem os bixos. Não sei se é a melhor... estou procurando um espaço para Vines of Vastwood aí dentro.
Mas aí vem a minha frustração de jogador de controle. Esse deck aí não brinca em serviço, se o cara vacilar ele ganha em um ataque, e o jogo acaba rapidinho. Isso pode ser bom!
Faz tempo que não jogo, na verdade, desde o último camp. Ainda bem que o fazemos mensalmente, hehehe.
Seguindo a linha do f*da-se, estava pensando em ir de aggro dessa vez. Pensei em continuar de fractius, primeiro com o vermelho e verde, e depois de verde e preto, para usar Infect.
Aí pensei que se eu usar mais coisas com infect provavelmente o deck segue melhor. Tanto que no último campeonato lá da holanda teve até neguinho com uma lista BG Infect.
Então vai aí uma possível lista que usei no próximo sábado!
BG Infect
4 Vector Asp
4 Blight Mamba
4 Plague Stinguer
4 Silhana Ledgewalker
4 Cystbearer
4 Tainted Strike
4 Invigorate
4 Rancor
4 Bonesplitter
4 Lightning Greaves (U)
11 Forest
9 Swamp
SB: 4 Naturalize
SB: 4 Unearth
SB: 4 Duress
SB: 3 Doom Blade
Descrição
Bixos com Infect. A ideia nem é ser tão rápido, mas ser insistente o suficiente para que, quando algum bixo passar, causar bastante dano de veneno. Assim, em geral com dois ataques o oponente perde. Eu tentei fazer uma versão até mais defensiva, com a Silhana e com a Grevas, que defendem os bixos. Não sei se é a melhor... estou procurando um espaço para Vines of Vastwood aí dentro.
Mas aí vem a minha frustração de jogador de controle. Esse deck aí não brinca em serviço, se o cara vacilar ele ganha em um ataque, e o jogo acaba rapidinho. Isso pode ser bom!
sábado, 16 de abril de 2011
Ideias de Decks
Olás pessoas,
Estou aqui sem poder sair de casa, de repouso no pós-operatório, sem também fazer nada...
Olhando uns decks de peão em sites por aí, selecionei alguns interessantes:
Canadian Threshold
// Lands
2 Evolving Wilds
2 Forest
2 Mountain
4 Terramorphic Expanse
8 Island
// Creatures
4 Nimble Mongoose (U)
4 Pestermite
4 Spellstutter Sprite
4 Werebear
// Spells
2 Spell Pierce
4 Accumulated Knowledge
4 Brainstorm
4 Daze
4 Lightning Bolt
4 Rune Snag
1 Grizzly Fate (U)
3 Preordain
Zuberas
// Lands
2 Forest
2 Island
2 Plains
2 Swamp
3 Evolving Wilds
3 Mountain
3 Rupture Spire
4 Terramorphic Expanse
// Creatures
4 Ashen-Skin Zubera
4 Dripping-Tongue Zubera
4 Ember-Fist Zubera
4 Floating-Dream Zubera
4 Silent-Chant Zubera
// Spells
3 Springleaf Drum
3 Volcanic Fallout (U)
2 Savage Twister (U)
3 Devouring Greed
4 Distant Melody
4 Ponder
White "Weenie"
//Lands
3 Kabira Crossroads
18 Plains
//Creatures
2 Celestial Crusader (U)
4 Kor Skyfisher
4 Leonin Skyhunter
4 Order of Leitbur
4 Razor Golem
4 Shade of Trokair
4 Soul Warden
// Spells
3 Bonesplitter
3 Brave the Elements (U)
4 Pollen Remedy
4 Unmake
// Sideboard
SB: 2 Oblivion Ring
SB: 3 Journey to Nowhere
SB: 3 Relic of Progenitus
SB: 3 Holy Light
SB: 4 Disenchant
rampGURB (deck de macho)
// Lands
1 Island
1 Swamp
2 Mountain
4 Cloudpost
4 Glimmerpost
4 Rupture Spire
8 Forest
// Creatures
1 Acidic Slime (U)
1 Battlefield Scrounger
2 Fierce Empath
2 Krosan Tusker
2 Mold Shambler
2 Ulamog's Crusher
3 Overgrown Battlement
3 Sakura-Tribe Elder
3 Wall of Tanglecord
4 Artisan of Kozilek (U)
4 Mulldrifter
// Spells
2 Grim Harvest
2 Fireball
2 Rolling Thunder
4 Reap and Sow
// Sideboard
SB: 2 Seismic Shudder
SB: 2 Icefall
SB: 4 Brindle Boar
SB: 4 Faerie Macabre
SB: 1 Mold Shambler
SB: 2 Sandstorm
Five Colors
// Lands
2 Swamp
3 Island
3 Mountain
3 Plains
4 Terramorphic Expanse
8 Forest
// Creatures
2 Etched Oracle (U)
3 Krosan Tusker
4 Aven Riftwatcher
4 Mulldrifter
4 Sakura-Tribe Elder
// Spells
4 Faith's Fetters
2 Grim Harvest
4 Impulse
4 Moment's Peace
2 Fireball
2 Swirling Sandstorm
3 Firespout (U)
// Sideboard
SB: 3 Sandstorm
SB: 3 Night Soil
SB: 4 Echoing Truth
SB: 4 Wandering Stream
SB: 1 Swirling Sandstorm
RWU Blink
// Lands
3 Evolving Wilds
4 Mountain
4 Terramorphic Expanse
5 Island
7 Plains
// Creatures
1 Flametongue Kavu (U)
2 Kor Skyfisher
4 Avalanche Riders (U)
4 Aven Riftwatcher
4 Lone Missionary
4 Mulldrifter
4 Sea Gate Oracle
// Spells
3 Journey to Nowhere
4 Angelic Renewal
1 Turn to Mist
2 Lightning Bolt
4 Momentary Blink
// Sideboard
SB: 1 Journey to Nowhere
SB: 2 Manic Vandal
SB: 2 Swirling Sandstorm
SB: 2 Relic of Progenitus
SB: 2 Oblivion Ring
SB: 3 Echoing Truth
SB: 3 Prismatic Strands
Esse último é especial pro Bruno...
Estou aqui sem poder sair de casa, de repouso no pós-operatório, sem também fazer nada...
Olhando uns decks de peão em sites por aí, selecionei alguns interessantes:
Canadian Threshold
// Lands
2 Evolving Wilds
2 Forest
2 Mountain
4 Terramorphic Expanse
8 Island
// Creatures
4 Nimble Mongoose (U)
4 Pestermite
4 Spellstutter Sprite
4 Werebear
// Spells
2 Spell Pierce
4 Accumulated Knowledge
4 Brainstorm
4 Daze
4 Lightning Bolt
4 Rune Snag
1 Grizzly Fate (U)
3 Preordain
Zuberas
// Lands
2 Forest
2 Island
2 Plains
2 Swamp
3 Evolving Wilds
3 Mountain
3 Rupture Spire
4 Terramorphic Expanse
// Creatures
4 Ashen-Skin Zubera
4 Dripping-Tongue Zubera
4 Ember-Fist Zubera
4 Floating-Dream Zubera
4 Silent-Chant Zubera
// Spells
3 Springleaf Drum
3 Volcanic Fallout (U)
2 Savage Twister (U)
3 Devouring Greed
4 Distant Melody
4 Ponder
White "Weenie"
//Lands
3 Kabira Crossroads
18 Plains
//Creatures
2 Celestial Crusader (U)
4 Kor Skyfisher
4 Leonin Skyhunter
4 Order of Leitbur
4 Razor Golem
4 Shade of Trokair
4 Soul Warden
// Spells
3 Bonesplitter
3 Brave the Elements (U)
4 Pollen Remedy
4 Unmake
// Sideboard
SB: 2 Oblivion Ring
SB: 3 Journey to Nowhere
SB: 3 Relic of Progenitus
SB: 3 Holy Light
SB: 4 Disenchant
rampGURB (deck de macho)
// Lands
1 Island
1 Swamp
2 Mountain
4 Cloudpost
4 Glimmerpost
4 Rupture Spire
8 Forest
// Creatures
1 Acidic Slime (U)
1 Battlefield Scrounger
2 Fierce Empath
2 Krosan Tusker
2 Mold Shambler
2 Ulamog's Crusher
3 Overgrown Battlement
3 Sakura-Tribe Elder
3 Wall of Tanglecord
4 Artisan of Kozilek (U)
4 Mulldrifter
// Spells
2 Grim Harvest
2 Fireball
2 Rolling Thunder
4 Reap and Sow
// Sideboard
SB: 2 Seismic Shudder
SB: 2 Icefall
SB: 4 Brindle Boar
SB: 4 Faerie Macabre
SB: 1 Mold Shambler
SB: 2 Sandstorm
Five Colors
// Lands
2 Swamp
3 Island
3 Mountain
3 Plains
4 Terramorphic Expanse
8 Forest
// Creatures
2 Etched Oracle (U)
3 Krosan Tusker
4 Aven Riftwatcher
4 Mulldrifter
4 Sakura-Tribe Elder
// Spells
4 Faith's Fetters
2 Grim Harvest
4 Impulse
4 Moment's Peace
2 Fireball
2 Swirling Sandstorm
3 Firespout (U)
// Sideboard
SB: 3 Sandstorm
SB: 3 Night Soil
SB: 4 Echoing Truth
SB: 4 Wandering Stream
SB: 1 Swirling Sandstorm
RWU Blink
// Lands
3 Evolving Wilds
4 Mountain
4 Terramorphic Expanse
5 Island
7 Plains
// Creatures
1 Flametongue Kavu (U)
2 Kor Skyfisher
4 Avalanche Riders (U)
4 Aven Riftwatcher
4 Lone Missionary
4 Mulldrifter
4 Sea Gate Oracle
// Spells
3 Journey to Nowhere
4 Angelic Renewal
1 Turn to Mist
2 Lightning Bolt
4 Momentary Blink
// Sideboard
SB: 1 Journey to Nowhere
SB: 2 Manic Vandal
SB: 2 Swirling Sandstorm
SB: 2 Relic of Progenitus
SB: 2 Oblivion Ring
SB: 3 Echoing Truth
SB: 3 Prismatic Strands
Esse último é especial pro Bruno...
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Frasco do Éter e Cetro Isócrono
Quando fizemos a lista de cartas banidas pensamos: vamos usar a lista de banidas dos caras da Holanda e ver mais o que pode ser banido ou desbanido.
Então pensamos em desbanir algumas cartas que julgamos não serem tão fortes, e banir as que julgamos serem apelativas, dentre elas temos:
Agora, nos nossos últimos encontros, levantaram a questão: mas porque essas cartas são banidas mesmo?
Em princípio, elas são muito fortes sozinhas, assustadoramente fortes. Eu acredito que é principalmente por isso. O que não justifica de fato.
Além disso, tem o problema do preço, o cetro custa 6 dólares e o frasco pelo menos 14. Porém, hoje, que adotamos largamente a impressão de cartas "prótese" e até as aceitamos nos campeonatos, isso não é mais problema.
Um outro fator provavelmente são os decks super-fortes que podem ser criados usando elas. Imaginem o deck de burn com o cetro e o deck de aliados (ou o Fractius WU) com o frasco. Mas volta a pergunta: seriam esses decks realmente fortes demais? Hoje eu vejo que não. Vejo que seriam decks fortes mas não a ponto de justificarem o banimento dessas cartas.
Nos nossos colegas da Holanda, eles jogam com essas cartas e eu raramente vejo decks com elas se darem muito bem.
Acredito que hoje essas cartas poderiam ser desbanidas. O que vocês acham?
Então pensamos em desbanir algumas cartas que julgamos não serem tão fortes, e banir as que julgamos serem apelativas, dentre elas temos:
Agora, nos nossos últimos encontros, levantaram a questão: mas porque essas cartas são banidas mesmo?
Em princípio, elas são muito fortes sozinhas, assustadoramente fortes. Eu acredito que é principalmente por isso. O que não justifica de fato.
Além disso, tem o problema do preço, o cetro custa 6 dólares e o frasco pelo menos 14. Porém, hoje, que adotamos largamente a impressão de cartas "prótese" e até as aceitamos nos campeonatos, isso não é mais problema.
Um outro fator provavelmente são os decks super-fortes que podem ser criados usando elas. Imaginem o deck de burn com o cetro e o deck de aliados (ou o Fractius WU) com o frasco. Mas volta a pergunta: seriam esses decks realmente fortes demais? Hoje eu vejo que não. Vejo que seriam decks fortes mas não a ponto de justificarem o banimento dessas cartas.
Nos nossos colegas da Holanda, eles jogam com essas cartas e eu raramente vejo decks com elas se darem muito bem.
Acredito que hoje essas cartas poderiam ser desbanidas. O que vocês acham?
terça-feira, 29 de março de 2011
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