Blog sobre jogar Magic: the Gathering sem gastar muito dinheiro, e os campeonatos que organizamos em São Paulo.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mirrodin Besieged para decks de Equipamento

Uma estratégia que eu acho interessante no Magic Peao é o uso de bons equipamentos e criaturas que se beneficiam deles.

Quando vi a lista completa de cartas da nova ediçao de Magic - Mirrodin Besieged, lembrei disso ao ver cartas boas nesse tema, e pensei num deck.

As cartas que achei interessante sao:


Elas sao cartas baratas que fazem bastante coisa para o custo. Com 20 artefatos de custo baixo em um deck, o que é normal ter em um deck de equipamentos, atingir o metalcraft é consistente no 3o ou 4o turno. Portanto um bixo 3/3 por uma mana é muito bom!


Esse aqui eu nao tenho certeza se é realmente bom, mas acredito que vale a pena tentar, um bixo 1/1 por uma mana, que se vc precisar vira um equipamento, e conta como artefato, tanto para o metalcraft quanto para o Chapeamento Craniano. Acredito ser uma boa alternativa ao Homunculo Real.


Esse bixo é uma alternativa boa para um bixao com custo baixo. Como no deck ha muitos equipamentos, a desvantagem dele sera insignificante. Agora eu acho que a briga com a Aprendiz de Caçadora Celeste é boa pelo bixo de 3 manas do deck.

--

Bom, vamos ao deck que proponho. Não tem muito o que explicar, são bixos bons com custo baixo que se beneficiam de artefatos ou equipamentos, e depois um bando de equipamentos. A carta incomum é a Grevas Faiscantes, que protege as criaturas e ainda aumenta a velocidade do deck.

4    Ardent Recruit
4    Kitesail Apprentice
4    Flayer Husk
1    Auriok Edgewright (U)
4    Auriok Sunchaser
3    Sunspear Shikari
2    Training Drone
2    Skyhunter Cub

-- 24 creatures

3    Bone Saw
3    Sylvok Lifestaff
4    Bonesplitter
4    Cranial Plating
4    Lightning Greaves (U)

-- 18 spells

4    Darksteel Citadel
14    Plains

-- 18 lands





Obs: eu ainda não sei direito como postar decks aqui, não queria usar somente texto, vou pesquisar melhor depois como melhorar isso, não gostei do jeito que ficou agora.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Report - MBC no 1o Camp

Ola,

Resolvi jogar de MBC para matar bixo, pois pensei que todo mundo iria jogar de decks de bixo.

Primeiro vou comentar minha deck list:

4 Cemetery Gate
4 Twisted Abomination
-- 8 criaturas
  
4 Duress
4 Ostracize
4 Wrench Mind
3 Pestilence (U)
1 Sensei's Divining Top (U)
3 Drain Life
4 Tendrils of Corruption
3 Sign in Blood
3 Evincar's Justice
2 Diabolic Edict
-- 31 mágicas

1    Cabal Coffers (U)
20    Swamp
-- 21 terrenos





A ideia é usar o "combo" da pestilência e do cemetery gate para matar todos os bixos, e possivelmente matar o oponente, sobrevivendo por causa dos tendrils e das drain life.

Eu tenho esse deck ha muito tempo, mas tive que fazer varias modificaçoes por causa do lance das raridades, onde consumir espirito, corromper, pestilencia, ratos da cripta e até pedra da mente viraram incomuns... o que me afetou bastante.

Bom, o deck é bastante dependente da quantidade de pantanos que vc tem em jogo, por isso acho que deveria ter mais pântanos na lista, ou pelo menos mais um cofres, o problema é que o tampo esta ai para tapar buraco onde seria o segundo cofres, so que ele joga tao bem que eu nao sei mais o que fazer.

Uma diferença que eu vejo também de outras listas de MBC, como o primeiro colocado desse campeonato, é que eu tenho bastantes cartas de descarte, o que me da uma vantagem boa contra decks de controle.

Aqui eu tenho uma lista sem sideboard, ninguém la no campeonato usou, o que é um problema para a competitividade. Na verdade eu ainda nem sei o que eu colocaria no side... preciso parar e pensar, se voces tiverem ideia me ajudem.

Minha dificuldade: encantamentos e artefatos de custo baixo que eu nao consigo fazer o cara descartar, ai eu nao tenho resposta...

Vamos às partidas:

Jogo 1 contra Rafael de Elfos

Bom, o deck dele era muito simples: bixo, bixo, bixo. O que eu me preparei para matar, e não tem mais muito o que falar: consegui encaixar um duress no overrun dele e pestilencia em jogo mata elfo!!

2x0

Jogo 2 contra André de Slide

Esse é o meu problema, se ele coloca um dos encantamentos dele em jogo, seja o Astral ou o Rift, eu me ferro completamente, pois todas as cartas do deck dele reciclam, e eu nao posso fazer nada.

Basicamente eu tentei juntar pantanos e o cofres em jogo para dar drain life grande, mas nao dava tempo, eu ia me matando com os sign in blood e o evincar's justice e ele me matava antes do drenar vida...

0x2

total 2x2

Jogo 3 contra Bruno de MonoB LD

Esse foi o jogo mais legal, dois mono black jogando. Primeiro ele deu um duress pra me descartar a minha duress, nos dois usamos sign in blood, ele foi destruindo meus pantanos mas consegui mante-los graças ao tampo. O jogo foi super equilibrado, eu consegui um monte de pantanos e ele nao encostou em mim, mas para eu matar foi dificil, tive que usar o recuperar varias vezes da justiça do evincar, mas ele me fazia descartar, no final quase matei ele com o sign in blood, ele foi morrendo devagar, com o tampo me ajudando consegui comprar outra justiça e encerrar o jogo, quando eu tinha 5 de vida e ele 1.

No segundo jogo de novo veio o tampo, quando ecaixei o portao do cemiterio e a pestilencia ficou dificil para ele, que ja começava a me ameaçar com a fabrica de urza e os tokens. Eu tinha menos vida que ele, mas uma tendrils fez a diferença e a pestilencia fez o trabalho dela.

2x0

total 4x2

Jogo 4 contra Marcelo de BG Madness

Primeiro jogo ele colocou um monte de bixo, eu uma barreira e pestilencia, limpei a mesa mas ele se recuperou graças à existencia torturada, entao todos os bixos voltaram. Essa partida durou mais de meia hora. Os bixos voltavam, eu matava com a pestilencia, e minha vida ia embora, mas consegui recuperar um pouco com drain life, aos poucos fui tirando a vida dele, e no final ganhei.

O segundo jogo eu comprei um portao do cemiterio, dois drenar vida e 9 pantanos até que ele me matou.

No terceiro jogo ele veio muito aggro, e eu nao segurei, mestiços selvagens e rancor nao ha justiça do evincar que segure...

1x2...

total 5x4

3o lugar...

Minha desvantagem contra o André se comprovou, mas eu esperava ganhar do Marcelo também e dividir o 1o lugar com o André... eh zica.

Zica nada, o Marcelo soube bem aproveitar o "modo de jogo" aggro que o deck dele consegue fazer de vez em quando.

Resultados - Campeonato Janeiro 2011

Esse foi nosso primeiro campeonato de Magic Peão. Como ainda não temos uma grande comunidade de jogadores, foram apenas cinco jogadores, então decidimos jogar o todos-contra-todos ao invés do suíço.

Lista de jogadores e decks:

André - RGW Astral Slide
Bruno - Mono Black Land Destruction
Danilo - Mono Black Control
Marcelo - BG Madness
Rafael - Elves

Resultado das Partidas


Lista de Decks

Obs: como foi nosso primeiro campeonato, organizado de ultima hora, jogamos sem sideboard, o que é uma decisão bem não-competitiva. Mas nos proximos a historia sera diferente.

André    9 pontos
   
RGW Astral Slide   
   
4    Chartooth Cougar
4    Krosan Tusker
4    Deadshot Minotaur
4    Pale Recluse
   
2    Astral Slide (U)
3    Lightning Rift (U)
1    Rune of Protection: Black
4    Renewed Faith
4    Edge of Autumn
4    Radiant Judgement
3    Angelsong
   
4    Tranquil Ticket
4    Forgotten Cave
4    Secluded Steppe
4    Plains
5    Mountains
4    Forest

Marcelo    6 pontos e 6 games
   
BG Madness   
   
4    Basking Rootwalla
4    Wild Mongrel
3    Putrid Imp
4    Grave Scrabbler
4    Brain Gorgers
3    Gorgon Recluse
2    Elvish Hexhunter
2    Arrogant Wurm (U)
3    Shriekmaw (U)
   
4    Rancor
4    Tortured Existence
2    Sylvok Lifestaff
   
13    Swamp
8    Forest

Danilo    6 pontos e 5 games
   
Mono Black Control   
   
4    Cemetery Gate
4    Twisted Abomination
   
4    Duress
4    Ostracize
4    Wrench Mind
3    Pestilence (U)
1    Sensei's Divining Top (U)
3    Drain Life
4    Tendrils of Corruption
3    Sign in Blood
3    Evincar's Justice
2    Diabolic Edict
   
1    Cabal Coffers (U)
20    Swamp

Bruno    6 pontos e 4 games
   
Mono Black LD   
   
4    Augur of Skulls
4    Twisted Abomination
   
4    Rancid Earth
4    Choking Sands
4    Befoul
4    Despoil
4    Duress
4    Sign in Blood
4    Diabolic Edict
4    Dark Ritual
   
3    Wasteland (U)
1    Urza's Factory (U)
4    Desert
12    Swamp

Rafael    3 pontos
   
Elves   
   
4    Llanowar Elves
2    Taunting Elf
4    Wirewood Herald
4    Multani's Acolyte
4    Heart Warden
4    Wellwisher
3    Treetop Rangers
4    Seeker of Skybreak
   
4    Wirewood Pride
4    Fog Patch
3    Overrun (U)
   
3    Trankil Ticket
2    Wirewood Lodge (U)
15    Forest

Depois espero que cada um comente o que aconteceu no campeonato, hehehe. Espero que gostem das deck lists!

Sobre as Raridades

Ha um impasse na comunidade de Magic Peão sobre a raridade das cartas, uma vez que a mesma carta pode ser lançada em edições com raridades diferentes. Por exemplo: Story Circle foi lançado em Máscara de Mercádia como incomum, e depois em Oitava Edição como rara, e Pestilence foi lançada em Quarta Edição como incomum, depois em Saga de Urza como comum, e depois em Sexta Edição como incomum novamente.


Em geral, a regra é: considera-se a menor raridade em que a carta já foi lançada. Então no nosso exemplo Story Circle é incomum e Pestilence é comum.

Porém, nos seguimos outra regra:

Considera-se a raridade da carta lançada na edição mais recente.

Tomamos essa decisão por considerar que a Wizards, criadora do jogo, revisa sempre seus conceitos, e por isso, quando uma carta é relançada, revisa também a raridade dela.

Nesse caso, portanto, Story Circle é rara e Pestilence é incomum. O que é compatível com o nível de poder das cartas atuais.

Não são consideradas edições comemorativas como decks pré-montados e relançamentos promocionais, como as cartas de From the Vault: Exiled.

São consideradas as edições online, pois essas também revisam a raridade de cartas muito antigas, como a MTGO Masters Edition.

--

Essa regra faz com que, em geral, os decks que usamos são mais "fracos" do que os decks postados em outros sites de Magic Peão.

Lista de Banidas

Ola,

Mesmo sendo um formato de jogo apenas para comuns e incomuns, é importante para o jogo manter uma lista de cartas banidas. Como estamos começando a jogar peão recentemente, nos baseamos nas regras de um grupo que parece ser bem organizado. Podemos ver a lista de banidas que eles mantêm aqui.

Assim, a nossa lista de cartas banidas é:

Os terrenos-artefatos, estes terrenos habilitam facilmente demais a habilidade affinity, que é uma das habilidades mais problematicas de toda a história do magic, cartas ficam baratas demais muito rapidamente por causa delas.

- Ancient Den
- Great Furnace
- Seat of the Synod
- Tree of Tales
- Vault of Whispers

Cartas muito antigas e muito poderosas e caras ou cartas de aposta. Bom, essas cartas tem motivos meio que óbvios por serem banidas: de nada adianta eu fazer um deck peão mas usar 4 Berserk que custam no mínimo 30 dólares.

- Bazaar of Baghdad
- Berserk
- Demonic Tutor
- Diamond Valley
- Jeweled Bird
- Library of Alexandria
- Mana Drain
- Sol Ring

Cartas super-ultra-hiper fortes, mesmo que sejam mais modernas e não tão caras. Estas cartas aqui são super fortes, desequilibrariam o jogo e o deixariam chato, vocês já devem conhecê-las e devem concordar com tudo isso.

- Brain Freeze
- Counterbalance
- Skullclamp
- Frantic Search
- Strip Mine
- Tendrils of Agony
- Isochron Scepter
- AEther Vial

--

Como a lista de banidas no nosso site de referência, vamos manter essa lista como sendo a lista do inicio, de 25/01/2011, atualizando-a sempre que necessario.

Ainda não temos uma lista de atenção (cartas que serão banidas vão inicialmente para a lista de atenção). Assim que tivermos mais campeonatos criaremos uma caso haja decks dominantes demais.

Início do Blog

Chega de gastar muito dinheiro para jogar Magic, é possível jogar bem, em um ambiente competitivo gastando pouco.

Essa é a proposta do Magic Peão.

--

Magic Peão foi basicamente criado nessa matéria da Wizards Daily em 2002.
Basicamente as regras de Magic Peão são as seguintes: você pode usar somente comuns em seus decks e cinco incomuns. Desde então, várias comunidades começaram a jogar pelo mundo a versão barata de Magic.

Outra variação de Magic barato é o Pauper, que tem um portal muito legal aqui, onde nenhuma incomum é permitida.

--

Nossa ideia de jogar peão é de permitir o maior numero de estratégias boas possível e manter o jogo agradável e competitivo. Veja abaixo uma lista de links de outros sites que também falam de Magic Peão e tem listas de decks:

Magic Peão em Groningen
Magic-League
TCGPlayer
StarCity Games
Pojo


--

Neste blog vamos falar de regras, decks e campeonatos de Magic Peão que organizamos, com o objetivo de juntar mais gente para jogar conosco, e ajudar outras comunidades a fazerem o mesmo.