Blog sobre jogar Magic: the Gathering sem gastar muito dinheiro, e os campeonatos que organizamos em São Paulo.

domingo, 26 de junho de 2011

Report - MonoBlue Post no camp de Junho

Eu pretendia jogar com o mesmo deck que usei no camp passado, mas um incidente ocorreu: esqueci minha mochila em casa, com todas as cartas e comida (fiquei morrendo de fome no final do camp), não sei onde eu estava com a cabeça ao sair de casa.

Assim, já lá na domain, o Marcelo falou para eu jogar com o deck dele, que ele está testando há algum tempo mas não se convenceu que o deck é bom. Eu como acho que o deck é bom, depois de relutar um pouco (e depois do Marcelo insistir fortemente), aceitei jogar com ele.

O deck é basicamente um deck de counter, com cartas de compra e os terrenos "post" ou "local" em portugês: Posto das Nuvens e Posto Tremeluzente, com eles é possível usar magias pesadas e ganhar o jogo. A lista vocês podem conferir no post sobre os resultados do campeonato.

Vamos às partidas:

1a partida

contra Gustavo de WU Trinket-Equip

Na primeira partida ele abre: mana lasca-ossos, mana bixo, enquanto que eu, com uma mão de dois terrenos, chorei quando não comprei o terceiro na hora certa. Aí então foi só ele me bater e eu cheio de counters na mão sem terreno para fazer nada...

Saidiei Desvanecer e tirei umas cartas pesadas. Então na segunda eu consegui colocar mais terrenos e baixei um Imposto Marcial para segurar os bixos dele, enquanto acumulava terrenos - o plano principal do meu deck. Ele usou Anel do Esquecimento no meu encantamento, mas eu tinha outro, e quanto ele usou outro Anel eu tinha counter suficiente para segurar a onda dele e vencer só baixando o Eldrazi.

Na terceira partida ele comentou que precisaria colocar Desencantar, e eu, para responder, coloquei os Desviar Olhar. Infelizmente para meu oponente, e para minha sorte, ele zicou de mana branca, o que me deu tempo para construir meus terrenos, e quando ele baixou a planicie dele, eu ja tinha mana para dar Soçobrar no terreno dele todos os turnos. Assim fui juntando mais terrenos, e quando comecei a subir duas permanentes dele por turno ele desistiu.

2x1

Total: 2x1 (1-0)

2a partida

Contra Marcelo de BG Existência Torturada

Novamente eu com um deck de counter e o Marcelo com esse deck de "anti-remoção". Como no campeonato passado foi a partida mais legal e longa (eu gosto de partidas longas, e acho que o Marcelo também).

O primeiro jogo demorou tanto, que chegou uma hora lembramos de que, usando as "novas regras mais rígidas", as partidas inteiras devem durar no máximo 50 min. E como já tinha passado bastante tempo, colocamos o timer para mais 20 min, o que eu acho que estava mais ou menos correto, e o Marcelo reclamou, essa é uma consequência do nosso jeito amador de jogar, vamos melhorando aos poucos.

Tudo começou com o Marcelo colocando uma Rizowalla e várias florestas, e eu sem nenhuma resposta ao bixo, que me batia 3 por turno, mas ia comprando carta. Até que uma hora tive resposta, e comecei a ganhar vida e segurar o jogo. Eu anulei um busca-verde, mas deixei todos os outros bixos entrarem, pois conseguia me defender graças ao Imposto Marcial. O tempo foi passando, eu fui acumulando mana e ele bixos, chegou uma hora que ele tentou colocar a existência torturada em jogo, eu anulei, ele tentou uma segunda, eu anulei. Aí eu comprei Soçobrar (já com um Eldrazi em jogo) e ele desistiu quando devolvi os bixos que poderiam matar o meu, já faltavam 15 min. Se ele tivesse Rancor desde o começo da partida eu teria morrido fácil.

Não tinha muito o que saidear, coloquei uns counters defensivos e Desvanecer. Dessa vez ele ficou "bravo" e me atacou com tudo! Eu consegui resistir durante uns dois turnos, baixei bixo para defender, mas não foi muito eficiente. Mas consegui enrolar o suficiente para passar o tempo, pelo menos para ele não me atropelar duas vezes, terminamos a partida faltando 2 min para acabar o tempo, então decidimos nem jogar a terceira, pois com certeza não daria tempo.

1x1

Total: 3x2 (1-0-1)

3a partida

Contra André de MonoBlack Vampiros

O deck do andré estava passando um dia (ou seria a vida inteira) de zica. Na primeira partida eu não consegui segurar o primeiro turno dele de "mana-dark ritual-bixo, bixo e bixo". Quando coloquei o imposto marcial e ainda tinha 7 de vida, não tinha mana o suficiente para segurar todos os bixos dele.

Saidiei basicamente o Desvanecer. Porém, dessa vez fui eu que "ziquei", pois novamente não tive resposta ao começo rápido dele, meus pontos de vida foram 20-16-12-8-4-6 (por causa do posto tremeluzente)-2-0.

0x2

Total: 3x4 (1-1-1)

4a partida

contra Bruno de RW Boros

A primeira partida foi intensa!! Ele baixou um bixinho 1/1 que ficou me batendo, ele colocou um encantamento nele e bateu mais. Só que ainda com por volta de 10 de vida eu tinha mana o suficiente para segurar o bixo, e anular uma hélice e um raio. Aí eu baixei dois vaga-pensador e fui batendo com o jogo segurado pelo imposto marcial.

Como sempre, e esse campeonato foi marcado por isso, o Bruno zicou contra mim na segunda partida. Mais de 10 turnos passaram, e ele tinha 4 planícies em jogo, cheio de carta vermelha na mão. Quando ele comprou uma montanha já era tarde demais, meus bixos voadores já batiam nele e eu tinha um Eldrazi pronto para atacar.

2x0

Total: 5x4 (2-1-1)

No final fiquei em segundo lugar, o Bruno, apesar de perder para mim, ganhou todas as outras partidas e consequentemente o campeonato, parabéns para ele!!

Até a próxima!!

Decks de Contramagica sao para homens de verdade

http://www.youtube.com/watch?v=KM4L7o-jO_Y

Em inglês

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Regras mais sérias para os campeonatos

Olá

O campeonato de junho é amanhã, e como nós estamos ficando um pouco mais "experientes", precisamos estipular umas regras mais rígidas quanto às partidas dos campeonatos.

1. Antes de começar a jogar, o jogador deve entregar a lista de seu deck (a gente guarda todas as listas juntas, e depois disponibiliza a pedidos, como é feito nos camps oficiais)

2. Quando forem começar a primeira partida da rodada, ANTES DE COMPRAR AS 7 CARTAS, decidam quem vai começar (com dado, par-ou-impar, sei lá).

3. Os jogadores, durante as partidas, devem anotar em papel os seus pontos de vida e os pontos de vida do oponente, para que não haja problemas de "quanto de vida você está?" "esqueci!"

4. Em caso de dúvida de regras ou se você acha que seu oponente fez algo que não poderia/contra as regras, chame as outras pessoas do campeonato (que ficam no lugar do juiz) e entraremos em um consenso.

5. Usaremos as "regras da cadeia", ou seja, não pode voltar nenhuma decisão se o oponente não deixar. Aconselhamos que você não deixe seu oponente voltar nenhuma jogada/decisão. (exceto esquecer de desvirar as permanentes antes de comprar)

6. Se o seu deck tem efeitos para fazer antes do seu oponente declarar o ataque, mas já na fase de combate, diga a seu oponente, "antes de atacar, diga que vai declarar o ataque", para que você tenha chance de fazer seus efeitos antes dele atacar.

7. As partidas (a melhor de 3) entre jogadores podem durar até 50 min. A partir desse período começa a contar os 5 turnos. Se o jogo ainda não acabou, a partida se encerra com o resultado atual.

Até amanhã e bom campeonato!!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Storm Combo!

Vejam o deck que venceu o campeonato de abril na Holanda. Acho ele extremamente forte e talvez até mais forte do que aquele que usa Esvaziar os Viveiros.

Gijsbert Haaksman - Grapeshot Combo

Creatures

Spells
4 Lotus Petal
4 Chromatic Sphere
4 Chromatic Star
4 Dark Ritual
4 Rite of flames
4 Demonic Tutor (U)
4 Grapeshot
4 Ideas Unbound
4 Manamorphose
3 Words of Wisdom
4 Seething song
1 Ignite Memories(U)

Lands
4 Ancient Spring
4 Irrigation Ditch
4 Island
4 Sulfur Vent

Sideboard
SB: 4 Disrupt
SB: 3 Duress
SB: 4 Red Elemental Blast
SB: 4 Early Frost


Vejam agora aqui uns videos de como jogar uma versao Pauper desse deck.


Engraçado que mesmo com esse deck vencendo o campeonato e o deck de Infectar ficando em segundo, eles também baniram Envigorar, hehehe.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Estudando para jogar melhor

Li um artigo no starcitygames que fala de estratégias que os caras bons usam para jogar bem. Nao que eu concorde com as "artimanhas" que esse cara comenta, mas é bom ficar esperto.

Outra coisa que ando vendo é um jogador profissional que gravou seus jogos de dois campeonatos pauper (so comuns)
1o camp
2o camp

Achei muito interessante ver como um jogador profissional joga, ele preve o que vai fazer com as cartas na mao e no final acho que ele pensa de uma maneira simples e objetiva sobre como jogar.

Durante a construção do deck, ele também usa muitas cartas com 1, 2 ou 3 unidades no deck. Eu costumo fazer decks com apenas 4 de cada. Isso mostra que precisamos pensar melhor na hora de definirmos nossos decks e a possibilidade de reduzir a quantidade de cartas para o deck ficar melhor.

Esse artigo fala de como usar uma "caixa de ferramentas" que é o conjunto de cartas de 1 de cada para colocar nos decks.

Outro artigo interessante é um que diz para colocarmos mais terrenos em nossos decks, eu mesmo sofro dessa doença: achar que 20 terrenos é normal. Isso é essencial para todos, estou tentando adotar isso para meus decks agora, e já sinto melhores resultados.

Esse outro artigo fala de quando e como "mulligar", o que é bem interessante e util também.

Todos os artigos estão em inglês :(

Montando um deck de Cavaleiros - 2ª Etapa - As cartas

Mês passado eu postei aqui a primeira etapa para se criar um deck, usando como exemplo um deck de cavaleiros.

Resumindo, a primeira coisa que vc precisa fazer para montar um deck é um conceito, que pode ser cores, a postura, o comportamento, ou um combo que seu deck vai usar. No nosso exemplo escolhemos um tipo de criatura: cavaleiro.

Ao fim desse post eu coloquei a lista de cartas de cavaleiro de todas as cores para termos uma ideia do que escolher que um deck seja "de cavaleiros" faz. Assim podemos começar esse post:

2a etapa na criação de um deck - escolha das cartas

Essa parece ser a coisa mais óbvia do mundo: para montar um deck nós escolhemos cartas. Mas esse processo envolve várias decisões menores e considerações de informações importantes que podem mudar completamente o deck.

Enquanto que na primeira etapa nós escolhemos o conceito, uma definição geral do que o deck é, agora nós vamos aumentar o nível de detalhe escolhendo exatamente as peças que o formarão. Quando escolhemos as cartas devemos considerar principalmente:

- funcionalidade - a funcionalidade diz aquilo que a carta faz, mas não apenas isso, diz principalmente o papel da carta no deck. Uma carta de descarte (como Coergir) que vc olha a mão do oponente em um deck de descarte tem uma função bem diferente dessa mesma carta em um deck de combo. Assim as cartas precisam ser escolhidas tendo em vista o que ela vai fazer no deck, se ela é a única carta que o fará, ou se é redundância, se vai precisar de outras cartas que fazem isso, ou se vai precisar de outras cartas para apoiar seu funcionamento, etc.

- sinergia - isso nos leva à sinergia. Sinergia diz respeito à interação entre as cartas, por exemplo um deck cheio de elfos e cartas que usam o número de elfos em jogo tem bastante sinergia. Outra coisa, um deck com cartas pesadas precisa ter alguma coisa para segurar o jogo até poder usá-las, cartas que pagam vida e cartas que ganham vida, ou cartas que fazem algo quando você ganha vida, tudo isso é exemplo de sinergia. As escolhas das cartas têm que manter uma sinergia no deck, quando não há sinergia o deck parece simplesmente um amontoado de cartas boas.

- custo de mana - o custo de mana das cartas possui uma influência gigantesca na montagem do deck. Um deck com cartas com menor custo de mana tem um plano de jogo bem diferente de outro com cartas de custo maior. O custo de mana também serve para definir cartas melhores do que outras que fazem a mesma coisa - chamado de eficiencia de mana. O plano de jogo (se o deck será rápido, tentará matar os bixos e depois atacar, etc) é muito influenciado pelo custo de mana das cartas e o numero de terrenos do deck.

- base de mana - os terrenos que vc vai usar e a quantidade deles formam a sua base de mana. Essa é uma das partes mais dificeis de escolher bem suas cartas. Um deck mais pesado precisa de mais terrenos do que um com muitas cartas baratas. Já vi deck usando 16 e também 26, cada um com sua estratégia. Além disso tem que considerar as cores, cartas douradas ou que usam duas manas coloridas são mais difíceis de baixar, e assim também exigem mais terrenos. Deve se considerar terrenos que têm habilidades especiais, também cartas de buscar terrenos e adicionar mana, entre outros.

- ambiente - por fim, existem os fatores externos na hora de vc montar o deck que forma o ambiente: os decks bons que o pessoal joga. O seu deck deve ser feito de uma maneira que você vá bem contra os decks que todo mundo usa. Por isso na hora de escolher cartas que são melhores contra certos outros tipos de cartas e estratégias, deve-se dar uma olhada no ambiente.

Essa é só uma descrição super-simples e mal feita de algumas das coisas que influenciam na hora de montarmos um deck. Eu já vi artigos e mais artigos da galera que fala de como montar decks na internet sobre cada um desses assuntos, e eu tb não sou expert, por isso posso estar falando besteiras tb.

Como a escolha do conceito afeta tudo isso? O que faço para escolher as cartas?

Bom, a escolha do conceito restringe bastante o que vc vai fazer no deck, e te guia na hora de escolher as cartas. Para escolhê-las vc precisa conhecer o maior número de cartas possível (idealmente todas) mas é sempre possível consultar a lista de cartas existentes, como eu mostro, por exemplo no tutorial.

Vamos ver agora como isso fica no exemplo do deck de cavaleiros.

Analisando a lista das cartas de cavaleiros podemos concluir que:
- Cavaleiros são predominantemente brancos, e muitos ainda precisam de duas manas coloridas, o que força um deck mono-cor.
- Cavaleiros não são criaturas muito rápidas e agressivas, mas geralmente possuem muitas habilidades para um custo baixo, mas a falta de bixos bons de uma mana os faz um grupo menos agressivo e mais resiliente.
- Não existem cartas disponíveis para Magic Peão que dêem muitos bônus para criaturas do tipo cavaleiro (todas elas são raras), o que normalmente torna fácil montar decks de um tipo de criatura

Com tudo isso em mente, eu conversei com meu amigo sobre como ele queria o deck, e ele me disse

"quero um deck com bastantes bixos fortes e algumas magias de remoção para meus bixos poderem atacar".

Então esse é o conceito que usaremos para escolher as nossas cartas. Mas eu não vou escolhê-las, vou apenas listar as que eu mais gosto e deixar para o meu amigo escolher depois.

 Cavaleiros comuns que acho melhores
 "Cavaleiros" incomuns que acho melhores

Além dos melhores cavaleiros eu separei algumas mágicas não-criaturas brancas comuns de remoção dos bixos do oponente e de proteção dos seus bixos. Vejam abaixo, classificadas por custo de mana:




Agora como podemos proceder? Eu aconselharia o seguinte, comece a escolher algumas cartas, e usando os conceitos que expliquei acima, comece a escolher outras cartas. É possível fazer um deck usando apenas as cartas que selecionei, mas é possível também ir em outras direções, por exemplo escolher a skyhunter cub (Aprendiz de Caçadora Celeste) e a partir dela escolher outras cartas não necessariamente cavaleiros que ganham bônus quando equipadas (veja aqui) e escolher uns equipamentos. Outro exemplo é usar também mágicas ofensivas, como fortificar.

As possibilidades são muitas. O que importa agora é adotar uma dessas sinergias e fazer uma primeira versão do deck. A seguir vem a próxima etapa: testar e refinar, o que será o assunto do próximo tópico.

sábado, 4 de junho de 2011

Analise Terrenos Comuns

Boa noite senhores,

Hoje vamos dar uma olhada no temos a disposição no que se refere a Terreno para a utilização na modalidade Peão e por conseqüência em Pauper. Analisaremos todas opções (espero não esquecer nenhuma): cartas boas e ruins, vantagens e contras para assim podermos entender melhor estas cartas que representam geralmente 1/3 de nossos Decks.

Não iremos passar por Terrenos Incomuns, uma vez que é raro encontrar um deck que se gaste algum dos 5 slots de Incomuns permitidos no Peão em terrenos. Não é impossível de encontrar, mas não é nosso foco hoje.

O objetivo principal aqui é apresentar dados e abrir discussão sobre o assunto.

Então:

· Se vc é um novato em Magic terá oportunidade de conhecer suas opções.

· Se já joga Magic há muito tempo e está interessado agora no Peão, poderá relembrar cartas que há muito já estavamfora de seu baralho.

·E se vc já é um Expert em tirar leite de pedra com essas cartinhas sua opinião será muito valiosa!

- Lembrando que os terrenos artefatos estão banidos da modalidade Peão...


1. Daqueles Básicos.

“Nãããã... Serio que Terreno Básico é comum?! xD

OK... parece bem óbvio isso, mas agora vai uma coisa que talvez vc não saiba:

“BASIC LANDS SÃO OS MELHORES TERRENOS DESTE AMBIENTE PEÃO/PAUPER”

“Mas como que pode isso? Terrenos não-básicos que ainda veremos pela frente não possuem uns efeitos legais?”

Sim! Mas seus Pântanos, Planícies, Florestas, Ilhas e Montanhas possuem um “super poder” que a maioria dos outros Lands não tem... ELES “ENTRAM DE PÉ”.

É claro que a verdade é que a maioria (quase todos mesmo!) dos terrenos não-basicos possuem essa desvantagem -entrar em jogo virado- para compensarem suas vantagens.

Então se imagine jogando com um deck onde TODOS seus terrenos entram em jogo virado... vc terá a sensação de sempre estar 1 turno atrasado. Ou mais... Jamais subestime seus BasicLands pois eles são como os peões do jogo de xadrez, que abrem seu jogo futuro! E vc só começa a se tornar um bom jogador de xadrez quando aprender a respeitar o valor de cada peão em jogo... (vixxiii hien, falei bunito xD)

- pedirei para nosso amigo Leite fazer um Report mais detalhado sobre esse assunto.


2. Daqueles que Buscam.

“Começando pelo começo!”


Graças a estas cartas fica simples montar um Deck de 2~3 cores e nem se quer precisar de artefatos. Além de terem o ótimo efeito de “secar” seu deck retirando os Lands de dentro do seu deck aumentando as chances de um Draw mais útilem um LateGame.

Expansão e Wilds são exatamente a mesma carta (mesmo efeito) e para essa função com certeza as cartas que eu mais uso. Ótimo movimento de primeiro turno para regular suas manas com o que você tem na mão.

Os Panoramas como a opção para aqueles que gostam de ter a mana de pé e utilizar o 1”less”. Muitas vezes em decks q se joga em ”Instant” como de Contramágica é a melhor opção. Em contra partida são 2 manas que você gasta para buscar seu Land...

· Para mim, o grande destaque dos Panoramas são suas artes! Têm alguns muito legais...


3. Daqueles que Reciclam.

“Joga fora no Lixo”


Terrenos bem conhecidos também e bem comuns em decks de 1 só cor que não precisam de muita mana para rodar! ODraw de um Terreno desnecessário em um momento decisivo é bastante frustrante, Reciclar existe para isso! A versão dos mesmos onde o Cycling se paga com 2 less se torna obsoleto em minha opinião, mas... só lembrando que estes existem xD


4. Daqueles que Qdo Entram em Jogo.

“É disso que eu estou falando!”


A coleção de Zendikar trouxe estes Terrenos que ao entrarem em jogo fazem um efeito! São 2 para cada cor. Alguns bem fortes! Outros nem tanto... mas com certeza ter um terreno com o efeito de uma pequena mágica é muito legal! E “entrarvirado” muitas vezes é um preço justo a se pagar!

· Dos Brancos:

Kabira Crossroad: ganhar dois de vida? Sim, por que não?”

Sejiri Steppe: proteção a cor escolida com um land! “To atacando

· Dos Azuis:

Halimar Depths: “Remaneje 3 do topo e depois gere mana... o que mais você quer? Brainstorm?” Com certeza é uma das cartas mais usadas no Peão(mesmo a mana azul sendo A mais necessária em “entrar de pé”)

Soaring Seacliff: “um bicho aew ganha voar”... bem, geralmente suas criaturas no seu deck azul já fazem isso... xD o queessa carta ser pouco usada... mas se vc usar ela num bixaum verde enorme não posso dizer q ela é ruim...

· Dos Pretos:

Bojuka Bog: se seu adversário joga com o cemitério você praticamente já ganhou a partida só de ter 4 dessas no deck!TODO deck B deveria contar com essa carta... mesmo que apenas no sideboard.

Piranha Marsh: não curto o custo benefício dessa carta... mas se você fizer um deck onde tudo que você jogue entre fazendo o maluco perde vida talvez fique bom....

·Dos Vermelhos:

Teetering Peaks: nem precisava do símbolo do fogo pra saber q ela gera mana vermelha não é? Muito boa (y)

Smoldering Spire: não é uma das minhas favoritas. Tbm nunca vi ninguém usando...

· Dos Verdes:

Khalni Garden: tem quem goste dela... mesmo eu sendo um grande de um retranqueiro nunca usei... razoável.

Turntimber Grove: Apesar de seguir a linha do Teetering Peaks que tanto gosto, nunca usei esta daqui...


5. Daqueles Duplos.

“Maaaas é por sua conta e risco? Vooocê está ceerto dissso?


Esta “família” de terrenos vem do bloco de Ravica, e possuem cada possível combinação dupla de mana e recebem o nome da Guilda que representam...

Existem prós e contras de usar essas belezinhas!

A primeira coisa que você tem q ter em mente se resolver usá-las é que de todos os Terrenos que vimos, estes possivelmente serão os que mais atrasaram seu jogo! Isso porque elas são perfeitas para fazer pequenos “combos” comGrupo de Terrenos que vimos anteriormente: 4. Daqueles que Qdo Entram em Jogo.

Sim! Fazer o efeito de um Halimar Depths várias e várias vezes é muito sedutor! E não vou mentir... é bom de mais! Mas não se iluda! O Halimar desceu virado... seu Land Duplo tbm e novamente o Halimar o fará! Com certeza vc conseguiu organizar totalmente os próximos Draws. Mas será que vc não tinha nada pra fazer com as manas desses turnos?

Então se seu deck precisar ser muito rápido ou precisa dos Lands de pé para vc ter resposta as ações inimigas tome cuidado com isso... Disse lá no começo e repito: AS LANDS BÁSICAS SÃO AS MAIS FORTES! Isso, eu aprendi a duras penas...

Mas tbm não se traumatize... dependendo do seu deck vc nem sinta tanto esse “slow motion”.

E existe outro caso onde esses terrenos são úteis: por eles continuamente gerarem 2 manas em um único card e se contando com 4 deles vc tem 20 terrenos no Deck vc otimiza sua geração de mana para um total de 24 com as mesmas 60 cartas do deck. O que faz bastante diferença em decks que vc precisa de bastante mana no Late Game e principalmente em decks-COMBO onde vc pode perder todo aquele tempo com os terrenos entrando virados pq vc vai gastar as manas

tudo de uma só vez depois...

Hoje eu tento evitar esses Lands em meus decks, nem penso em passar de 6 terrenos que entram virados e se tiver q usar desses Lands-Duplos nunca usaria mais do que 2...

Mas não se iniba de testar! E se vc tiver uma opinião diferente manda um Comentário aew pra gente chegar numa analise melhor! Vlwzz?!


6. Daqueles que se Sacrificam.

“Adeus Mundo Cruel"

Bem, não é todo Deck pode se dar ao luxo de perder seus terrenos, o que os torna mais difíceis de serem utilizados e pra "variar" eles tbm entram em jogo virados...





















Estes dois são de famílias bem parecidas; entram em jogo virado, e vão gerando sua cor de mana...

A diferença é que o primeiro grupo se sacrifica e gera 2manas das cores adjacentes a sua natural - o que pode ser bem útil em decks de combo (principalmente STORMS) onde vc precisa gerar uma grande quantidade de mana em um unico turno para buscar a vitória e n importa perder seus terrenos; já o outro faz uma mana de qualquer cor qdo sacrificado...


À primeira vista outro grupo bem ruim e praticamente não utilizado... Mas talvez (e coloca caps lock nesse TALVEZ) eles possuam algum potencial e podem estar sendo subutilizados. Apesar de também entrarem em jogo virados e depois de serem utilizados pela segunda vez terão que ser sacrificados, acredito em seu poder de acelerar as manas. Ex: seria fácil descer um Yaviamya Elder no segundo turno. Depois Disso acho que dificilmente você teria q se preocupar com terrenos...

È possível que em um deck de “proliferar” esses terrenos serão bem úteis!! Em um esquema de Tilling Treefolk tbm...

È difícil... mas talvez mereçam uma chance xD

O que vcs acham? Comentem por favor...


7. Daqueles Diversos.

“Por ultimo, porém não menos importante!”


















Uma ótima carta! Inclusive pode-se encontrá-la até mesmo em decks Legacy (só um adendo galera, qdo eu cito Legacy eh o “Legacy para seres Humanos”, nem considero decks de “Turno Zero” e coisas q vc tem q gasta 4 dígitos $ pra jogar sozinho)

Bem... nem tem muito o que eu falar aqui. INDESTRUTÍVEL fala por si mesmo. Além de contar como artefato, perfeito para decks de Afinidade...















Se você for maluco o suficiente para montar um deck 5 cores provavelmente você usará essas aqui! xD

Nem preciso dizer que “Add any color” não tão simples de se encontrar no Peão...

E apesar de bem lentas n acho um absurdo usá-las não... (se seu deck for 4~5 cores)

Para descer a Ruptura é praticamente uma magia: (2manas) pagar 1 less e ela entra virada. Porém você praticamente nunca mais vai se preocupar com curva de mana

Já com a Gruta você tem a possibilidade de sair usando ela imediatamente gerando “less”. Pode parecer besteira, mas em alguns decks faz diferença. Para gerar o “any color” você sempre terá que ir filtrando ao pagar 1... o que a longo pra é bem mais lento que a Ruptura.

Na verdade nenhuma das duas é muito melhor ou pior que a outra... depende do deck

!














Cartas muito fortes!! É bem possível que um dia você esbarre com essa “dupla dinâmica” no ambiente Peão/Pauper ou até mesmo fora dele...















Bem legal essa combinação também! Porém não precisão estar necessariamente juntas, uma vez que o QUICKSAND não é tão simples de se encaixar no deck. Por ter q sacrificá-lo, a dica que dou é: qdo estiver montando seu deck e separar 20 criaturas, 20 spells e 20 terrenos; NÂO conte o Quicksand como terreno! Porque você pode contar com a geração de sua mana “less” por pouco tempo, até q surja a oportunidade de sacrificá-lo para prejudicar o adversário (o que tbm é um efeito muito bom!)

Com algum esquema em seu deck de voltar terrenos do cemitério para sua mão ele fica ainda melhor.

Ex: Tilling Treefolk

Já o Desert, EU particularmente recomendo para quase todos os decks MONO COLOR!


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Então galera este é um apanhado geral... espero que seja útil.

Valeu e até a próxima!