Blog sobre jogar Magic: the Gathering sem gastar muito dinheiro, e os campeonatos que organizamos em São Paulo.

sábado, 4 de junho de 2011

Analise Terrenos Comuns

Boa noite senhores,

Hoje vamos dar uma olhada no temos a disposição no que se refere a Terreno para a utilização na modalidade Peão e por conseqüência em Pauper. Analisaremos todas opções (espero não esquecer nenhuma): cartas boas e ruins, vantagens e contras para assim podermos entender melhor estas cartas que representam geralmente 1/3 de nossos Decks.

Não iremos passar por Terrenos Incomuns, uma vez que é raro encontrar um deck que se gaste algum dos 5 slots de Incomuns permitidos no Peão em terrenos. Não é impossível de encontrar, mas não é nosso foco hoje.

O objetivo principal aqui é apresentar dados e abrir discussão sobre o assunto.

Então:

· Se vc é um novato em Magic terá oportunidade de conhecer suas opções.

· Se já joga Magic há muito tempo e está interessado agora no Peão, poderá relembrar cartas que há muito já estavamfora de seu baralho.

·E se vc já é um Expert em tirar leite de pedra com essas cartinhas sua opinião será muito valiosa!

- Lembrando que os terrenos artefatos estão banidos da modalidade Peão...


1. Daqueles Básicos.

“Nãããã... Serio que Terreno Básico é comum?! xD

OK... parece bem óbvio isso, mas agora vai uma coisa que talvez vc não saiba:

“BASIC LANDS SÃO OS MELHORES TERRENOS DESTE AMBIENTE PEÃO/PAUPER”

“Mas como que pode isso? Terrenos não-básicos que ainda veremos pela frente não possuem uns efeitos legais?”

Sim! Mas seus Pântanos, Planícies, Florestas, Ilhas e Montanhas possuem um “super poder” que a maioria dos outros Lands não tem... ELES “ENTRAM DE PÉ”.

É claro que a verdade é que a maioria (quase todos mesmo!) dos terrenos não-basicos possuem essa desvantagem -entrar em jogo virado- para compensarem suas vantagens.

Então se imagine jogando com um deck onde TODOS seus terrenos entram em jogo virado... vc terá a sensação de sempre estar 1 turno atrasado. Ou mais... Jamais subestime seus BasicLands pois eles são como os peões do jogo de xadrez, que abrem seu jogo futuro! E vc só começa a se tornar um bom jogador de xadrez quando aprender a respeitar o valor de cada peão em jogo... (vixxiii hien, falei bunito xD)

- pedirei para nosso amigo Leite fazer um Report mais detalhado sobre esse assunto.


2. Daqueles que Buscam.

“Começando pelo começo!”


Graças a estas cartas fica simples montar um Deck de 2~3 cores e nem se quer precisar de artefatos. Além de terem o ótimo efeito de “secar” seu deck retirando os Lands de dentro do seu deck aumentando as chances de um Draw mais útilem um LateGame.

Expansão e Wilds são exatamente a mesma carta (mesmo efeito) e para essa função com certeza as cartas que eu mais uso. Ótimo movimento de primeiro turno para regular suas manas com o que você tem na mão.

Os Panoramas como a opção para aqueles que gostam de ter a mana de pé e utilizar o 1”less”. Muitas vezes em decks q se joga em ”Instant” como de Contramágica é a melhor opção. Em contra partida são 2 manas que você gasta para buscar seu Land...

· Para mim, o grande destaque dos Panoramas são suas artes! Têm alguns muito legais...


3. Daqueles que Reciclam.

“Joga fora no Lixo”


Terrenos bem conhecidos também e bem comuns em decks de 1 só cor que não precisam de muita mana para rodar! ODraw de um Terreno desnecessário em um momento decisivo é bastante frustrante, Reciclar existe para isso! A versão dos mesmos onde o Cycling se paga com 2 less se torna obsoleto em minha opinião, mas... só lembrando que estes existem xD


4. Daqueles que Qdo Entram em Jogo.

“É disso que eu estou falando!”


A coleção de Zendikar trouxe estes Terrenos que ao entrarem em jogo fazem um efeito! São 2 para cada cor. Alguns bem fortes! Outros nem tanto... mas com certeza ter um terreno com o efeito de uma pequena mágica é muito legal! E “entrarvirado” muitas vezes é um preço justo a se pagar!

· Dos Brancos:

Kabira Crossroad: ganhar dois de vida? Sim, por que não?”

Sejiri Steppe: proteção a cor escolida com um land! “To atacando

· Dos Azuis:

Halimar Depths: “Remaneje 3 do topo e depois gere mana... o que mais você quer? Brainstorm?” Com certeza é uma das cartas mais usadas no Peão(mesmo a mana azul sendo A mais necessária em “entrar de pé”)

Soaring Seacliff: “um bicho aew ganha voar”... bem, geralmente suas criaturas no seu deck azul já fazem isso... xD o queessa carta ser pouco usada... mas se vc usar ela num bixaum verde enorme não posso dizer q ela é ruim...

· Dos Pretos:

Bojuka Bog: se seu adversário joga com o cemitério você praticamente já ganhou a partida só de ter 4 dessas no deck!TODO deck B deveria contar com essa carta... mesmo que apenas no sideboard.

Piranha Marsh: não curto o custo benefício dessa carta... mas se você fizer um deck onde tudo que você jogue entre fazendo o maluco perde vida talvez fique bom....

·Dos Vermelhos:

Teetering Peaks: nem precisava do símbolo do fogo pra saber q ela gera mana vermelha não é? Muito boa (y)

Smoldering Spire: não é uma das minhas favoritas. Tbm nunca vi ninguém usando...

· Dos Verdes:

Khalni Garden: tem quem goste dela... mesmo eu sendo um grande de um retranqueiro nunca usei... razoável.

Turntimber Grove: Apesar de seguir a linha do Teetering Peaks que tanto gosto, nunca usei esta daqui...


5. Daqueles Duplos.

“Maaaas é por sua conta e risco? Vooocê está ceerto dissso?


Esta “família” de terrenos vem do bloco de Ravica, e possuem cada possível combinação dupla de mana e recebem o nome da Guilda que representam...

Existem prós e contras de usar essas belezinhas!

A primeira coisa que você tem q ter em mente se resolver usá-las é que de todos os Terrenos que vimos, estes possivelmente serão os que mais atrasaram seu jogo! Isso porque elas são perfeitas para fazer pequenos “combos” comGrupo de Terrenos que vimos anteriormente: 4. Daqueles que Qdo Entram em Jogo.

Sim! Fazer o efeito de um Halimar Depths várias e várias vezes é muito sedutor! E não vou mentir... é bom de mais! Mas não se iluda! O Halimar desceu virado... seu Land Duplo tbm e novamente o Halimar o fará! Com certeza vc conseguiu organizar totalmente os próximos Draws. Mas será que vc não tinha nada pra fazer com as manas desses turnos?

Então se seu deck precisar ser muito rápido ou precisa dos Lands de pé para vc ter resposta as ações inimigas tome cuidado com isso... Disse lá no começo e repito: AS LANDS BÁSICAS SÃO AS MAIS FORTES! Isso, eu aprendi a duras penas...

Mas tbm não se traumatize... dependendo do seu deck vc nem sinta tanto esse “slow motion”.

E existe outro caso onde esses terrenos são úteis: por eles continuamente gerarem 2 manas em um único card e se contando com 4 deles vc tem 20 terrenos no Deck vc otimiza sua geração de mana para um total de 24 com as mesmas 60 cartas do deck. O que faz bastante diferença em decks que vc precisa de bastante mana no Late Game e principalmente em decks-COMBO onde vc pode perder todo aquele tempo com os terrenos entrando virados pq vc vai gastar as manas

tudo de uma só vez depois...

Hoje eu tento evitar esses Lands em meus decks, nem penso em passar de 6 terrenos que entram virados e se tiver q usar desses Lands-Duplos nunca usaria mais do que 2...

Mas não se iniba de testar! E se vc tiver uma opinião diferente manda um Comentário aew pra gente chegar numa analise melhor! Vlwzz?!


6. Daqueles que se Sacrificam.

“Adeus Mundo Cruel"

Bem, não é todo Deck pode se dar ao luxo de perder seus terrenos, o que os torna mais difíceis de serem utilizados e pra "variar" eles tbm entram em jogo virados...





















Estes dois são de famílias bem parecidas; entram em jogo virado, e vão gerando sua cor de mana...

A diferença é que o primeiro grupo se sacrifica e gera 2manas das cores adjacentes a sua natural - o que pode ser bem útil em decks de combo (principalmente STORMS) onde vc precisa gerar uma grande quantidade de mana em um unico turno para buscar a vitória e n importa perder seus terrenos; já o outro faz uma mana de qualquer cor qdo sacrificado...


À primeira vista outro grupo bem ruim e praticamente não utilizado... Mas talvez (e coloca caps lock nesse TALVEZ) eles possuam algum potencial e podem estar sendo subutilizados. Apesar de também entrarem em jogo virados e depois de serem utilizados pela segunda vez terão que ser sacrificados, acredito em seu poder de acelerar as manas. Ex: seria fácil descer um Yaviamya Elder no segundo turno. Depois Disso acho que dificilmente você teria q se preocupar com terrenos...

È possível que em um deck de “proliferar” esses terrenos serão bem úteis!! Em um esquema de Tilling Treefolk tbm...

È difícil... mas talvez mereçam uma chance xD

O que vcs acham? Comentem por favor...


7. Daqueles Diversos.

“Por ultimo, porém não menos importante!”


















Uma ótima carta! Inclusive pode-se encontrá-la até mesmo em decks Legacy (só um adendo galera, qdo eu cito Legacy eh o “Legacy para seres Humanos”, nem considero decks de “Turno Zero” e coisas q vc tem q gasta 4 dígitos $ pra jogar sozinho)

Bem... nem tem muito o que eu falar aqui. INDESTRUTÍVEL fala por si mesmo. Além de contar como artefato, perfeito para decks de Afinidade...















Se você for maluco o suficiente para montar um deck 5 cores provavelmente você usará essas aqui! xD

Nem preciso dizer que “Add any color” não tão simples de se encontrar no Peão...

E apesar de bem lentas n acho um absurdo usá-las não... (se seu deck for 4~5 cores)

Para descer a Ruptura é praticamente uma magia: (2manas) pagar 1 less e ela entra virada. Porém você praticamente nunca mais vai se preocupar com curva de mana

Já com a Gruta você tem a possibilidade de sair usando ela imediatamente gerando “less”. Pode parecer besteira, mas em alguns decks faz diferença. Para gerar o “any color” você sempre terá que ir filtrando ao pagar 1... o que a longo pra é bem mais lento que a Ruptura.

Na verdade nenhuma das duas é muito melhor ou pior que a outra... depende do deck

!














Cartas muito fortes!! É bem possível que um dia você esbarre com essa “dupla dinâmica” no ambiente Peão/Pauper ou até mesmo fora dele...















Bem legal essa combinação também! Porém não precisão estar necessariamente juntas, uma vez que o QUICKSAND não é tão simples de se encaixar no deck. Por ter q sacrificá-lo, a dica que dou é: qdo estiver montando seu deck e separar 20 criaturas, 20 spells e 20 terrenos; NÂO conte o Quicksand como terreno! Porque você pode contar com a geração de sua mana “less” por pouco tempo, até q surja a oportunidade de sacrificá-lo para prejudicar o adversário (o que tbm é um efeito muito bom!)

Com algum esquema em seu deck de voltar terrenos do cemitério para sua mão ele fica ainda melhor.

Ex: Tilling Treefolk

Já o Desert, EU particularmente recomendo para quase todos os decks MONO COLOR!


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Então galera este é um apanhado geral... espero que seja útil.

Valeu e até a próxima!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Report - BG dExistência

Eae Galera sussa?

Estou ficando feliz com nossos campeonatos... Mesmo não tendo ganhado nenhum, sinto que estou indo bem e conseguindo arredondar melhor meus decks(inclusive em relação sideboard). E se ainda não estou tomando decisões mais corretas durante o jogo, hoje consigo identificar onde erro, o que é o primeiro passo para jogar melhor.

Tive umas partidas muito legais este mês e vejo que mais jogadores estão aparecendo e tenho certeza que o próximo mês terá mais gente com decks ainda melhores!

Não vou conseguir me lembrar d cada partida que tiver então segue um apanhado geral:

Acho que foi a segunda vez que usei o dExistência em camps...

Hoje vejo que o deck está quase pronto... uma ou outra regulagem e acertar o sideboard(que nesse camps ainda estava desastroso mas jah sei como ele deve ser hj)

1a partida

contra Tiago de GW Enchantress

fiquei em muita desvantagem uma vez que seus bichos "não podiam ser alvo" e ele conseguia ser bem agrro antes deu conseguir estabilizar o jogo... logo na primeira foi isso o que aconteceu...

Silhana > Rancor > Hiena

oq eu teria conseuido segurar se n fosse pelo First Strike da Hiena pois tinha o Imp d deathtouch na mão... bem é oq eu sempre digo: INICIATIVA... A MELHOR ABILIDADE DE MAGIC!

ps: preciso parar de repetir isso... as pessoas estão começamdo a acreditar...

na segunda partida mesmo sideando os Spore Frog nada pude fazer pq ziquei mana... sad but true... acho q foi umas das derrotas que cedi mais facilmente entre todos os camps...

2a partida

contra Alexandre de Falange (White Winnie)

o Sassah conseguiu melhorar bem esse deck... já acho formar bando totalmente robado e ele conseguiu colocar varias coisinhas d iniciativa e uns instant de +1/+1. Porém nas duas partidas minhas mãos vieram boas e consegui controlá-lo. Um detalhe interessante que lembro é que na primeira partida vieram 3 Shierkmaw o que possibilitou matar seus bixos e bater nele com Fear.

Não sei oq ele tinha separado de side nesse deck, mas talvez esse tenha sido seu grande pecado ... Disenchant e um Holy Day ajudariam muito ele...

2a partida

contra Gustavo de RG Guerreiros

Grande surpresa esse maluco! primeira participação dele, chegou do nada e chegou chegando! Deck aggro bem forte com bastante burn...

nossa primeira partida eu vim bem G ( ou seja aggro tbm) com rizzos e morgels no finalzinho baixei um Frog oq o inibiu de atacar e consegui vencer por ter mais bichos

então ele viu muito pouco do meu deck nessa primeira partida, viu madness mas nem chegou a ver a Existencia

depois dos devidos sides a segunda partida... apesar de ter vindo a Existencia Torturada nessa e eu não ter exatamente zicado manas(2 pântanos e uma floresta) não tive recursos suficientes para segurá-lo(Apesar desse deck ser ralativamente leve, qto mais mana eu gero mais contiuamente ele roda no mesmo turno) e não veio nenhum sapo pra me ajudar... fui tropelado literalmente por um changelling lah... xD

re-sides e a terceira:

nessa veio tudo certinho (manas existencia na mão etc)... pior que pra ele tbm xD

ele tinha a "UMA" unica carta(só tinha 1 cópia dela no deck/side) q destruia encamento na mão logo minha Existência foi pras cucuias...

então ele desceu o Equip from hell dele mas eu tinha o http://magiccards.info/arc/en/74.html na mão

nesse momento eu jah tinha 4 terrenos em jogo e alguma coisa me dizia q não adiantaria esperar o quinto para descer o bicho e destruir o artefato no mesmo turno... e como e já havia soltado uns 2 burns e tinha soh 1~2 cartas na mão resolvi arriscar... baxei o Ent rezando pra ele sobreviver o turno... mas infelizmente (pra mim) ele deu draw de http://magiccards.info/9e/en/226.html e matou o Ent q estava 3/3 no momento... bem, realemnte nos proximos 2~3 turnos(ateh eu perder o jogo) não veio mais mana

mas talvez qdo ele comprasse o martelo, se eu não tivesse descido o Ent e esperado, ele soltasse em outro alvo. É... mas isso não dá pra saber ao certo. E mesmo tendo me fodido não me arrependo da decisão que tomei... sabia que isso poderia acontecer... apostei e perdi... acontece...

se isso não tivesse acontecido eu teria destruído o grande diferencial do deck dele e ainda teria uma barreira 4/4 pra segurar ateh o late game... daew posso dizer q o deck aggro dele me controlou xD

Ele conseguiu as cartas certas na horas certas mas sem desmerecer falando que foi sorte. Com certeza se seu deck não fosse tão aggro ele não conseguiria me matar a tempo! Mesmo perdendo fiquei feliz com a batalha! Foi justa e limpa e merecidíssima sua vitória. Uma vez q meu deck atinge seu grande potência em Late Games seu deck aggro não deixou q ele chegasse

Well, well...

até então de 3 partidas já havia perdido 2 e para os 2 caras novos... tudo indicava que seria desastroso meu dia... xD

4a partida

contra Bruno de Kithkin (White Wennie)

Essa primeira partida foi épica! ziquei mana ficando com uma mão G e dois Swamps por muuitos turnos... baixei 2 Existências e o bruno conseguiu dar Oblivion Ring em uma delas... qdo fiquei com 3 vida e prestes a desistir dei draw d uma Floresta!!! e baixei o Spore Frog! Perfeito, não tinha quase nada em jogo mas tinha oq poderia me sustentar por muuuuuuuuuito tempo! Cada turno dele sacrificava o sapo e depois o trazia de volta com a Existência... isso durou um tempão até onde consegui me estruturar e contra-atacar... mesmo assim ele usou os 4 Cordões Prismaticos e seus 4 Flashbacks!!! Mesmo com todo esse tempo não veio mais nenhum Obilivion Ring para tirar a outra Existência d jogo e acabar com a minha festa... essa partida demorou bastante mas foi muito foda!

não tenho certeza mas acho q na próxima ele zicou mana...

5a partida

Danilo - Ub Thopter Control

Não vou comentar muito aqui pois tem o report do Leite já... só vou pontuar algumas coisas.

Foi uma disputa muito legal tbm! Consegui perceber alguns erros meus que irei me concentrar para que não ocorram mais... ex: após ter vencido a primeira partida acreditei q n precisaria dos Frog mais e tirei do deck na hora do side... grande erro se estivesse com ele n perderia a segunda partida...

na segunda partida tbm cometi outro erro bem noob... se tivesse parado para pensar em cada etapa do combo dele não teria cometido esse erro(apesar disso só não ser desculpa)... oq eu fiz q tão ridículo? usei a habilidade de um dos meus Ents pra destruir a Espada dele... a verdade é que me esqueci que o combo só roda pq ela volta do cemitério! Logo deveria ter guardado pra destruir as Fundições...

6a partida

contra André com BW Break Land

Esse era um deck que estava receoso em enfrentar... isso pq acho que sou meio traumatizado por break lands.

Mas estava um pouco mais confiante devido as minhas ultimas duas vitórias e vi a chance de sair desse campeonato com uma posição boa ainda. O grande diferencial do break land do André para os demais B e R é que ele usa W e com isso ele consegue controlar todo o resto que justamente nem R nem B o fazem... Mesmo tendo ganhado ainda acho esse deck muito forte...

Na primeira batalha consegui ganhar devido a Buscaverde... acho q vieram duas! Perfeito! mesmo ele matando uma, fiquei cheio d lands logo consegui ganhar...

Na segunda eu "sidiei" os Ents e vieram 3 na partida, juntamente com uma Buscaverde consegui baixa-los e destruir as duas prisões dele... se n fosse isso seria bem difícil a vitória...


E foi isso... acho q nunk vou conseguir ganhar um camps desses mas me diverti bastante!

Para o mês que vem muitas expectativas:

O Alexandre já prometeu treinar muito e tropelar todo mundo...

Sei que o Bruno virá com um deck bem difícil de ser batido tbm

Ainda podemos arrastar o Carlinhos, a Tamara, o Leandro, o Kaito etc etc

e caras como o Tiago e o Gustavo q estão entrando na galera são sempre bem vindos!!

e eles foram muito bem, então se vc está aew querendo se divertir gastando poka grana jogando Magic, vem jogar com agente e vc poderá ser o próximo!!! xD

terça-feira, 31 de maio de 2011

Resultados - Campeonato Maio 2011

Prezados,

No último dia 28 tivemos nosso campeonato mensal no "Espaço do Mestre" no Centro Cultural São Paulo, próximo à estação Vergueiro do Metrô. Contamos com a presença de 7 jogadores, número que vem ocorrendo imutável nos últimos 3 meses.

O metagame desse campeonato consistiu de mais decks agressivos do que em todos os outros, tivemos 3 decks aggro (2x White Wennie e 1x RG) um deck aggro-control (GW) e três decks controle (Ub, BW e BG). Incrivelmente, branco que era a cor menos usada em todos os outros camp, nesse foi a mais usada. Azul foi usado em apenas um deck. Eu vou tentar comparar os metagames dos campeonatos em um próximo artigo.

Vamos à lista de jogadores e decks:

Alexandre - Falange (White Wennie)
André - BW Quebra-land
Bruno - Kithkin (White Wennie)
Danilo - Ub Thopter Control
Gustavo - RG Guerreiros
Marcelo - BG Existência Torturada
Tiago - GW Enchantress

Resultado das partidas:


Danilo e Gustavo ficaram empatados com 15 pontos. Marcelo ficou em segundo com 12. Bruno e Tiago ficaram empatados com 6 pontos e 1 vitória, seguidos de André (6 pontos) e Alexandre (3 pontos). Usando o critério de desempate o resultado do confronto direto temos as listas de cartas na ordem:

Danilo - 15 pontos e 1 vitória

Ub Thopter Control

4 Oráculo do Portão Marinho
3 Vaga-Pensador
3 Tritão Saqueador

3 Fundição de Tóptero (U)
2 Espada do Humilde (U)
2 Bagunçar a Mistura

4 Condescender
4 Revogar
2 Contramágica
4 Distorção Agonizante
4 Pasmar
4 Sinete Dimir

4 Profundezas de Halimar
2 Expansão Morfoterrena
10 Ilha
5 Pântano

SB: 4 Justiça do Evincar
SB: 4 Lâmina da Destruição
SB: 3 Desviar Olhar
SB: 4 Verdade Reverberante

Gustavo - 15 pontos e 1 vitória

RG Guerreiros

4 Tattermunge Duo
2 Game-trail Changeling
3 Centaur Courser
4 Keldon Marauders
3 Guerreiro Élfico
1 Chamariz da Tribo Matsu
1 Cloudcrown Oak

4 Raio
4 Incinerar
3 Explodir em Raios
1 Desintegrar
2 Piroclasma (U)
3 Machado de Obsidiana (U)
1 Colossal Might
3 Manamorfose

2 Terramorphic Expanse
10 Florestas
9 Montanhas

SB: 4 Red Elemental Blast
SB: 2 Mudbrawler Raiders
SB: 2 Martelo Vulcanico
SB: 1 Choque
SB: 1 Raio de fogo
SB: 1 Investida Imprudente
SB: 1 Brecha na Quilha
SB: 1 Desintegrar
SB: 1 Floresta
SB: 1 Montanha


Marcelo - 12 pontos

BG Existência Torturada

4 Stinkweed Imp
4 Buscaverde
4 Basking Rootwalla
4 Wild Mongrel
4 Grave Scrabbler
4 Brain Gorgers
1 Spore Frog
3 Zelote Cego
3 Shriekmaw (U)
 
4 Rancor
4 Tortured Existence
2 Grafted Wargear (U)

10 Swamp
9  Forest
sideboard:
3 Spore Frog
4 Restituir
4 Wickerbough Elder
2 Sylvok Lifestaff
2 Putrid Imp

Bruno - 6 pontos e 1 vitória

Kithkin

4 Mosquito Guard
4 Ballyrush Banneret
4 Cenn's Heir
4 Wizened Cenn (U)
4 Kithkin Zephytnaut
4 Ballynock Cohort
4 Veteran Swordsmith
4 Gempalm Avenger

4 Surge of Thoughtweft
4 Prismatic Strands
4 Oblivion Ring

1 Daru Encampment (U)
4 Secluded Steppe
11 Plains

SB: 4 Apostle's Blessing
SB: 4 Disenchant
SB: 4 Reinforcements
SB: 3 Porcelain Legionnaire

Tiago - 6 pontos e 1 vitória

GW Enchantress

4 Slippery Bogle
4 Silhana Ledgewalker
4 Qasali Pridemage
3 Lobo Sagrado
3 Gnarlid de Aura

1 Presente de Rofellos
4 Rancor
3 Sombra de Hyena
1 Proteção Oscilante (U)
1 Isolamento Temporal
3 Bosque Esterlino (U)
4 Manto de Tatu
4 Máscara Ancestral
1 Anel do Esquecimento

1 Vitu-Ghazi, Árvore-cidade (U)
2 Expansão Morfoterrena
11 Floresta
6 Planície

SB: 3 Presente de Rofellos
SB: 3 Anel do Esquecimento
SB: 3 Isolamento Temporal
SB: 1 Selo do Primórdio
SB: 2 Sombra da Cobra
SB: 3 Paz Momentânea


André - 6 pontos

BW Quebra-land

falta a lista completa

Alexandre - 3 pontos

Falange

falta a lista completa

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Por hoje é só pessoal!!

Report - Ub Thopter Control no camp de Maio

Mais um campeonato rolou, acredito que estamos nos consolidando como um evento mensal.

Como postei aqui anteriormente, fui jogar de Ub Thopter Control usando exatamente aquela lista. Queria novamente jogar com um deck azul de controle. No final achei que o deck funcionou bem, fiquei empatado nos pontos em 1o lugar com o Gustavo, que no confronto direto ganhei. Vamos às partidas e no final eu comento mais coisas:

1a partida

contra Alexandre de Falange (White Winnie)

O deck do Alexandre era consideravelmente rápido, com muitos bixinhos de custo 1. Mesmo assim, na primeira partida consegui anular alguns e colocar um Oráculo em jogo para defender. O combo (Fundição + Espada) veio rápido e aí venci.

Para a segunda partida eu coloquei do side Justiça do Evincar e Verdade Reverberante. E o side funcionou muito bem. Ele colocou acho que 6 bixinhos 1/1, deixei ele atacar enquanto eu comprava carta e usei a Justiça. Depois foi só esperar o combo aparecer e vencer.

2x0

2a partida

contra Gustavo de RG Guerreiros

Gustavo colocava uns bixos e me causava dano direto. E foi uma pressão grande, foi difícil segurar a onda, haja counters e Distorções! Consigo colocar uma Fundição, uso ela para sacrificar um sinete e me defender, depois sacrifico ela própria para me defender. Fico a 4 de vida, e ele com o equipamento +2/+1 e um bixo 1/3 em jogo. Eu tinha dois counters na mão, compro uma Profundezas de Halimar, vejo o combo inteiro nas próximas cartas. No turno dele ele coloca dois bixos, eu com dois counters na mão, ele ainda com carta na mão não anulo esperando dano direto, mas nada acontece, compro uma peça do combo e ele me bate com os bixos. Morri. Joguei incrivelmente mal, deveria ter anulado os dois bixos pois assim poderia sobreviver mais um turno para fechar o combo, não é bom ficar jogando o tempo todo esperando que ele tenha carta na mão, pelo menos não quando isso poderia te ganhar um turno que poderia te fazer ganhar.

Saideio (não sei se esse é um verbo) Terror, Édito (os bixos dele todos tinham 3 de defesa, Justiça seria inútil) e Verdade Reverberante. Na segunda partida vem mana demais para ele, e como o beatdown não tem como ele vencer com o jogo demorado. Ele coloca até uns bixos mas aí eu tenho resposta e o combo vem fácil.

O terceiro jogo foi assim: ele coloca um bixo, eu mato, ele coloca outro bixo, eu anulo. Enquanto isso ele me deixa com 8 de vida com dano direto. Quando vem a Fundição eu já tenho a Espada em jogo, mas ele destrói a fundição com Explosão Elemental do Vermelho por isso consigo fazer apenas alguns tópteros, mas pelo menos na vida já dá uma aliviada. Depois vem outra Fundição e consigo fechar o jogo.

2x1

Total: 4x1

3a partida

contra André com BW Break Land

Ele vem de Ritual Sombrio e quebra-land, eu consigo anular uns três (sorte) com Pasmar, e dois Condescender. Então ele coloca uma Prisão e uma Abominação. Consigo colocar uns bixos para defender. Ele tem um pouco de remoção e eu também. Até que vem o combo quando estava com 10 de vida. Mas não posso atacar pq tenho que pagar duas manas pra cada bixo. Aí é correria até vir um Revogar. Quando eu já estava com uns 30 tópteros compro a carta certa e é vitória.

Para essa partida eu saideio Desviar Olhar e 2x Verdade Reverberante. Minhã mão veio 3x land, 2x Pasmar, 2x Desviar Olhar. Perfeito contra um deck de destruir terreno. O resto é a mesma história, enrolo o jogo, ele não destrói nada, vou comprando carta até que vem o combo. Mas aí com o combo ele me destrói com Desencantar. FDP!!! Depois eu compro outra e coloco mais tópteros para vencer.

2x0

Total: 6x1

4a partida

contra Bruno de Kithkin (White Wennie)

Bruno começa rápido sempre, eu venho com algumas respostas mas perco bastante vida. Compro muita carta e vem o combo quando estou a 5. Aí com o combo consigo ganhar vida e me recuperar. Ataco com 7 ou mais tópteros e ele usa Cordões Prismáticos, eu anulo. Turno seguinte eu ataco com dano letal, ele recapitula os cordões, e eu anulo de novo. Ganhei.

Pego todo o meu sideboard contra ele (Desviar Olhar contra Desencantar). Na segunda partida ele vem com o bixo que reduz custo, eu uso Revogar nele. Depois ele coloca de volta, e uso Édito. Mesmo assim, no turno seguinte, ele coloca dois desses bixos de reduzir custo e dois soldados que dão +1/+0 para todos. Compro uma Justiça mas não tenho mana para usar nesse turno. Ele me bate 16, vou a 4. Uso a Justiça e vou a 2, ele coloca outro bixo e eu não compro outra resposta....

Na terceira partida ele zica mana e fica vários turnos com um terreno apenas. Quando vem o segundo terreno dele eu já estou com uma Fundição e ele usa Desencantar. Coloco outra Fundição (já com uma Espada em jogo) e ele destrói de novo, mas dessa vez consigo colocar 3 tópteros. Ele vem com mais terrenos e coloca alguns bixos, que consigo segurar com remoção e Oráculo, enquanto os tópteros vão batendo de 3 em 3. Ele não tem resposta, alguns turnos depois eu ganho.

2x1

Total: 8x2

5a partida

contra Marcelo de BG Existência Torturada

Eu consigo primeiramente segurar alguns bixos que ele coloca mas a Existência acaba entrando. Ele vai colocando mais bixos, pois o gás do deck não acaba nunca, enquanto eu vou comprando carta, me segurando e procurando o combo. Compro não sei quantas cartas, mato muitos bixos, eles voltam e o combo não vem. Veio uma Fundição que eu usei para sacrificar um sinete mas nem isso bastou.

Saideio Verdade Reverberante e 2x Justiça. Na segunda partida ele meio que zica mana apenas com dois terrenos, mas mesmo assim ele coloca a Existência enquanto eu vou matando os bixos que buscam terreno. O tempo vai passando, ele vem com quinhentos rancores que consigo anular 2. Chega uma hora que eu não consigo mais segurar todos os bixos e ele começa a buscar terreno e montar seu exército, enquanto eu tenho uma Espada apenas. Eu compro a Fundição, crio alguns tópteros, mas ele destrói com o Ent maldito. Ele ainda enche o Ent com Rancores e me bate com um monte de bixos. Eu vou me defendendo do jeito que dá, tenho 9 de vida (graças aos tópteros). Aí eu compro outra Fundição e consigo fazer mais tópteros, e a Fundição é destruida de novo, com alguns tópteros eu vou batendo nele também. Ele me ataca, eu seguro com alguns tópteros os bixos dele e algum dano do bixão com os rancores, fico com 3 de vida. Mas sobram 5 tópteros para atacar novamente e matá-lo!!! Yes!! Essa partida foi incrível e cansativa!

Na terceira eu vim com um monte de mana na mão e uma Distorção, compro dois sinetes e uso Halimar para buscar carta e vem mais mana. Ele vem com mana-Rizowalla, Rancor, que me bate 6 de dano até eu conseguir matá-lo. Depois ele coloca um Mestiços e mais Rancor e eu não tenho resposta, mais dois ataques, ele descarta 3 cartas e eu morro. Decepcionante...

1x2

Total: 8x4

6a partida

contra Tiago de GW Enchantress

Na primeira partida ele demora para colocar um bixo em jogo (devia estar cheio de encantamentos na mão). Isso me dá tempo para construir minha base e anular o primeiro bixo dele. Mesmo assim ele coloca uma Silhana e vai me batendo. Anulo ou devolvo pra mão os encantamentos fortes e consigo encaixar o combo, ganho vida, seguro o bixo dele e ataco para a vitória.

O segundo jogo é marcado por uma silhana com 5 encantamentos nela, e eu não consigo fazer nada... vou me defendendo com Vaga-Pensador e perco bastante vida. Ele ainda coloca proteção contra o azul nela e me deixa com 1 de vida. No turno seguinte eu fecho o combo e coloco vários tópteros. Consigo defender os próximos ataques dele e atacar com os bixinhos. Vitória!

2x0

Total 10x4

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Fechando o campeonato eu acho que me sai bem, perdi uma partida contra o Gustavo por eu jogar mal, perdi merecido uma partida do Bruno, e o deck teria que me ajudar mais para eu tentar ganhar do Marcelo (contra quem acho esse deck tem desvantagem).

Engraçado que o deck de controle deu conta de todos os decks agressivos, perdeu para outro de controle (que em uma partida foi super agressivo e eu não tive resposta), eu teria medo de descarte, mas não teve nenhum deck desse. Uma carta que me decepcionou foi o Tritão Saqueador, ele é lento demais para fazer diferença, talvez use apenas 2 dele. Acho que preciso de mais counters como Mana Leak para anular Existências Torturadas no início do jogo.

Gente, muito obrigado por mais um ótimo campeonato!! Até a próxima.

domingo, 29 de maio de 2011

Fotos do Campeonato do Maio!

Olás!

Mais uma vez seguem as fotos do campeonato do último sábado!

 Foto da galera! (Marcelão que tirou)
 Ae, tira uma foto da mão dele!
 Ae Bruno, que que eu faço aqui?
 Fundição de Tóptero, Vastidão Morfoterrena, 2x Vaga-Pensador, Sinete Dimir e Condescender
 Falange contra Enchantress
A única foto não-espontânea
 Galera feliz e contente
 Kithkin contra Existência Torturada, épico! (quero ver o relato dessa partida depois!)
 Sideboard...
 Pessoal jogando com um clima bem agradável, o vento então, nem se fala!
Ae Tiago, faz uma cara de inteligente...

Ainda preparando o report...