Boa noite senhores,
Não iremos passar por Terrenos Incomuns, uma vez que é raro encontrar um deck que se gaste algum dos 5 slots de Incomuns permitidos no Peão em terrenos. Não é impossível de encontrar, mas não é nosso foco hoje.
O objetivo principal aqui é apresentar dados e abrir discussão sobre o assunto.
Então:
· Se vc é um novato em Magic terá oportunidade de conhecer suas opções.
· Se já joga Magic há muito tempo e está interessado agora no Peão, poderá relembrar cartas que há muito já estavamfora de seu baralho.
·E se vc já é um Expert em tirar leite de pedra com essas cartinhas sua opinião será muito valiosa!
1. Daqueles Básicos.
“Nãããã... Serio que Terreno Básico é comum?! xD”
OK... parece bem óbvio isso, mas agora vai uma coisa que talvez vc não saiba:
“BASIC LANDS SÃO OS MELHORES TERRENOS DESTE AMBIENTE PEÃO/PAUPER”
“Mas como que pode isso? Terrenos não-básicos que ainda veremos pela frente não possuem uns efeitos legais?”
É claro que a verdade é que a maioria (quase todos mesmo!) dos terrenos não-basicos possuem essa desvantagem -entrar em jogo virado- para compensarem suas vantagens.
- pedirei para nosso amigo Leite fazer um Report mais detalhado sobre esse assunto.
2. Daqueles que Buscam.
“Começando pelo começo!”
Graças a estas cartas fica simples montar um Deck de 2~3 cores e nem se quer precisar de artefatos. Além de terem o ótimo efeito de “secar” seu deck retirando os Lands de dentro do seu deck aumentando as chances de um Draw mais útilem um LateGame.
Os Panoramas como a opção para aqueles que gostam de ter a mana de pé e utilizar o 1”less”. Muitas vezes em decks q se joga em ”Instant” como de Contramágica é a melhor opção. Em contra partida são 2 manas que você gasta para buscar seu Land...
3. Daqueles que Reciclam.
“Joga fora no Lixo”
Terrenos bem conhecidos também e bem comuns em decks de 1 só cor que não precisam de muita mana para rodar! ODraw de um Terreno desnecessário em um momento decisivo é bastante frustrante, Reciclar existe para isso! A versão dos mesmos onde o Cycling se paga com 2 less se torna obsoleto em minha opinião, mas... só lembrando que estes existem xD
4. Daqueles que Qdo Entram em Jogo.
“É disso que eu estou falando!”
A coleção de Zendikar trouxe estes Terrenos que ao entrarem em jogo fazem um efeito! São 2 para cada cor. Alguns bem fortes! Outros nem tanto... mas com certeza ter um terreno com o efeito de uma pequena mágica é muito legal! E “entrarvirado” muitas vezes é um preço justo a se pagar!
· Dos Brancos:
Sejiri Steppe: proteção a cor escolida com um land! “To atacando”
· Dos Azuis:
Soaring Seacliff: “um bicho aew ganha voar”... bem, geralmente suas criaturas no seu deck azul já fazem isso... xD o queessa carta ser pouco usada... mas se vc usar ela num bixaum verde enorme não posso dizer q ela é ruim...
· Dos Pretos:
Piranha Marsh: não curto o custo benefício dessa carta... mas se você fizer um deck onde tudo que você jogue entre fazendo o maluco perde vida talvez fique bom....
·Dos Vermelhos:
Teetering Peaks: nem precisava do símbolo do fogo pra saber q ela gera mana vermelha não é? Muito boa (y)
Smoldering Spire: não é uma das minhas favoritas. Tbm nunca vi ninguém usando...
· Dos Verdes:
Turntimber Grove: Apesar de seguir a linha do Teetering Peaks que tanto gosto, nunca usei esta daqui...
5. Daqueles Duplos.
“Maaaas é por sua conta e risco? Vooocê está ceerto dissso?”
Esta “família” de terrenos vem do bloco de Ravica, e possuem cada possível combinação dupla de mana e recebem o nome da Guilda que representam...
A primeira coisa que você tem q ter em mente se resolver usá-las é que de todos os Terrenos que vimos, estes possivelmente serão os que mais atrasaram seu jogo! Isso porque elas são perfeitas para fazer pequenos “combos” comGrupo de Terrenos que vimos anteriormente: 4. Daqueles que Qdo Entram em Jogo.
Sim! Fazer o efeito de um Halimar Depths várias e várias vezes é muito sedutor! E não vou mentir... é bom de mais! Mas não se iluda! O Halimar desceu virado... seu Land Duplo tbm e novamente o Halimar o fará! Com certeza vc conseguiu organizar totalmente os próximos Draws. Mas será que vc não tinha nada pra fazer com as manas desses turnos?
Mas tbm não se traumatize... dependendo do seu deck vc nem sinta tanto esse “slow motion”.
E existe outro caso onde esses terrenos são úteis: por eles continuamente gerarem 2 manas em um único card e se contando com 4 deles vc tem 20 terrenos no Deck vc otimiza sua geração de mana para um total de 24 com as mesmas 60 cartas do deck. O que faz bastante diferença em decks que vc precisa de bastante mana no Late Game e principalmente em decks-COMBO onde vc pode perder todo aquele tempo com os terrenos entrando virados pq vc vai gastar as manas
tudo de uma só vez depois...
Hoje eu tento evitar esses Lands em meus decks, nem penso em passar de 6 terrenos que entram virados e se tiver q usar desses Lands-Duplos nunca usaria mais do que 2...
Mas não se iniba de testar! E se vc tiver uma opinião diferente manda um Comentário aew pra gente chegar numa analise melhor! Vlwzz?!
6. Daqueles que se Sacrificam.
“Adeus Mundo Cruel"
Bem, não é todo Deck pode se dar ao luxo de perder seus terrenos, o que os torna mais difíceis de serem utilizados e pra "variar" eles tbm entram em jogo virados...
A diferença é que o primeiro grupo se sacrifica e gera 2manas das cores adjacentes a sua natural - o que pode ser bem útil em decks de combo (principalmente STORMS) onde vc precisa gerar uma grande quantidade de mana em um unico turno para buscar a vitória e n importa perder seus terrenos; já o outro faz uma mana de qualquer cor qdo sacrificado...
È difícil... mas talvez mereçam uma chance xD
O que vcs acham? Comentem por favor...
7. Daqueles Diversos.
“Por ultimo, porém não menos importante!”
Uma ótima carta! Inclusive pode-se encontrá-la até mesmo em decks Legacy (só um adendo galera, qdo eu cito Legacy eh o “Legacy para seres Humanos”, nem considero decks de “Turno Zero” e coisas q vc tem q gasta 4 dígitos $ pra jogar sozinho)
Bem... nem tem muito o que eu falar aqui. INDESTRUTÍVEL fala por si mesmo. Além de contar como artefato, perfeito para decks de Afinidade...
Se você for maluco o suficiente para montar um deck 5 cores provavelmente você usará essas aqui! xD
Nem preciso dizer que “Add any color” não tão simples de se encontrar no Peão...
E apesar de bem lentas n acho um absurdo usá-las não... (se seu deck for 4~5 cores)
Para descer a Ruptura é praticamente uma magia: (2manas) pagar 1 less e ela entra virada. Porém você praticamente nunca mais vai se preocupar com curva de mana
Já com a Gruta você tem a possibilidade de sair usando ela imediatamente gerando “less”. Pode parecer besteira, mas em alguns decks faz diferença. Para gerar o “any color” você sempre terá que ir filtrando ao pagar 1... o que a longo pra é bem mais lento que a Ruptura.
Na verdade nenhuma das duas é muito melhor ou pior que a outra... depende do deck
!
Cartas muito fortes!! É bem possível que um dia você esbarre com essa “dupla dinâmica” no ambiente Peão/Pauper ou até mesmo fora dele...
Bem legal essa combinação também! Porém não precisão estar necessariamente juntas, uma vez que o QUICKSAND não é tão simples de se encaixar no deck. Por ter q sacrificá-lo, a dica que dou é: qdo estiver montando seu deck e separar 20 criaturas, 20 spells e 20 terrenos; NÂO conte o Quicksand como terreno! Porque você pode contar com a geração de sua mana “less” por pouco tempo, até q surja a oportunidade de sacrificá-lo para prejudicar o adversário (o que tbm é um efeito muito bom!)
Com algum esquema em seu deck de voltar terrenos do cemitério para sua mão ele fica ainda melhor.
Ex: Tilling Treefolk
Já o Desert, EU particularmente recomendo para quase todos os decks MONO COLOR!
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Então galera este é um apanhado geral... espero que seja útil.
Valeu e até a próxima!