Blog sobre jogar Magic: the Gathering sem gastar muito dinheiro, e os campeonatos que organizamos em São Paulo.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Montando um Deck de Cavaleiros – 1ª Etapa – O Conceito

Um amigo meu pediu ajuda para montar um deck de cavaleiros.

Vou aproveitar a deixa para tentar mostrar o processo de criação de deck que uso.

Espero ajudar a esclarecer quais são as etapas durante a criação de um deck, e quais são os critérios de decisão importantes para a escolha das cartas em cada etapa.

Na verdade, eu não vou fazer tudo em um único post, vou fazer em várias etapas. A cada etapa eu vou conversar com o meu amigo, ver quais as decisões que ele vai tomar, e então prosseguir para a etapa seguinte.

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1ª etapa na criação de um deck – escolha do conceito

Para criar um deck, é preciso, antes de tudo, ter uma ideia. É preciso saber, em linhas gerais, o que o deck vai querer fazer.

Qual é a ideia do deck? Qual é o conceito do deck? O que o deck vai fazer? Como você quer jogar com o deck?

Essas são as perguntas que você deve ter em mente em primeiro lugar quando for montar um deck.

As respostas podem ser muitas, e podem ser motivadas por várias coisas.

Por exemplo, esse meu amigo falou “Quero montar um deck de cavaleiros!”. Essa é uma decisão importante, que define um conceito, uma ideia do deck.


Cavaleiro branco, o cavaleiro mais tradicional

É possível, além disso, começar a escolher um conceito para um deck de outras formas (além de escolher um tipo de criatura, como é o exemplo que estou usando). Pode-se escolher uma carta legal e dizer “quero fazer um deck baseado nessa carta” ou “quero fazer um deck que faça essa combinação de cartas funcionar bem” ou até “quer fazer um deck com essas cores que faça tal coisa”. As opções são muitas!

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Em que implica a decisão “fazer um deck de cavaleiros”? Eu acredito que implica em, principalmente: será um deck baseado em criaturas, e será um deck predominantemente branco. (Número de cavaleiros comuns ou incomuns brancos: 68, azuis: 4, pretos: 19, vermelhos: 13 e verdes: 2).

Mas definir “fazer um deck de cavaleiros” não é suficiente para montar um deck. Faltam ainda várias perguntas (específicas para esse caso) a serem respondidas a partir dessa decisão para começarmos a escolher as cartas. Por exemplo:

- já que vai ser um deck de criaturas, quantas criaturas quer usar? Num deck de 60 cartas é possível fazer decks baseados em criaturas com 40, 30 ou até 20 criaturas. O número de criaturas desejado influencia bastante a escolha das cartas. Por exemplo, uma carta que dá +1/+1 para todas as suas criaturas é muito mais forte num deck com 40 criaturas do que num deck com 20.

- já que vai ser um deck de cavaleiros, quer menos cavaleiros mais fortes ou mais cavaleiros mais fracos? Em magic, um fator crítico para a decisão de escolha da carta é seu custo de mana, pois a mana é um recurso escasso no jogo. Por isso é importante balancear cartas leves (com custo em mana baixo) e cartas pesadas (com custo de mana alto).

- ainda considerando um deck de criaturas, as criaturas terão habilidades que usam mana? Além do custo das cartas, elas podem ter habilidades que custam mana, então é importante saber se você terá essa mana disponível para usar, caso contrário a sua habilidade se torna inútil.

- qual será a postura do deck? Essa é uma pergunta importantíssima. Um deck, independentemente do número de criaturas, pode assumir várias posturas durante o jogo. Por exemplo, é possível fazer decks muito agressivos ou muito retranqueiros, ou ainda “espertinhos”, mesmo usando muitas criaturas.

- qual (ou quais) a(s) cor(es) do deck? Ajuda a delinear a forma de jogar, as cartas que estarão disponíveis para o deck, etc.

- além de definir a postura do deck, é necessário responder a: quais serão a estratégia e a condição de vitória do deck? No nosso caso, é possível, usando várias criaturas, atacar com criaturas com evasão (voar, travessia, sombra, atropelar), ou com criaturas mais poderosas, ou com criaturas que são difíceis de morrer ou voltam do cemitério (usando reviver ou prevenção de dano).

- ao lado das criaturas, que outros tipos de carta serão usados? E para que? Para colocar no deck a estratégia de vitória é possível escolher vários tipos de carta, é possível fazer a mesma coisa usando tipos de cartas diferentes. Por exemplo, é possível proteger suas criaturas com mágicas instantâneas que dão proteção ou que previnem dano, ou usando equipamentos que os protegem. Escolher o tipo de carta que ajudará a estratégia do deck ajuda a definir a “cara” do deck.

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Não fiquem assustados com esse monte de perguntas! Hehehe... as perguntas foram feitas para guiar a criação do deck, mesmo assim não é necessário saber respondê-las todas.

É possível responder uma de cada vez, olhar e escolher umas cartas, responder outras perguntas, escolher mais cartas, responder outras. Quanto mais perguntas e quanto melhor você conseguir respondê-las o seu deck, em princípio, terá um conceito mais bem definido, mais forte (não que isso faça o seu deck ser mais forte).

Então o que eu sugiro como procedimento passo a passo para definir o conceito:

1 – conheça cartas de magic, saiba o que é possível fazer com elas. Pelo menos, se você não conhecer muitas cartas, tente imaginar o que as cartas podem fazer.
2 – escolha algo que as cartas fazem ou uma postura que é possível ter com um conjunto de coisas que elas fazem.
3 – tente responder às perguntas que eu coloquei lá em cima, caso esteja difícil, avance um passo
4 – procure cartas que fazem aquilo que você escolheu, ou cartas que fazem algo relacionado ao que você escolheu. Mude de ideia caso encontre cartas que fazem coisas legais que você não conhecia.
5 – e repita os passos 3 e 4 até que você esteja satisfeito.

Notem que nesses passos nenhuma carta ainda é escolhida em princípio. As cartas são apenas classificadas em função daquilo que fazem e daquilo que você quer que elas façam.

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Os links abaixo redirecionam para listas de cartas de cavaleiros (todas as listas estão organizadas por custo de mana convertido)

Agora veja todas as cartas de cavaleiro e siga os passos!! No próximo post nós começaremos a montar o deck de verdade!!

Revisão das Cartas de Mirrodin Sitiada (Besieged)

Em fevereiro eu escrevi um artigo falando das 8 cartas comuns e das 8 cartas incomuns que eu mais gostei da expansão Mirrodin Sitiada. Falei de poucas cartas pois não achei as cartas comuns e incomuns daquela edição muito atrativas para nós.

Agora que já passou um tempo e fizemos alguns campeonatos, algumas cartas que eu não havia comentado foram usadas, ou que eu hoje acho que também merecem destaque. Então queria usar esse post para falar delas:

Comuns:
Bravura Mirraniana
A condição para a carta dar +4/+4 é potencialmente melhor do que a da Maremoto. Deve ser considerada ao fazer decks agressivos com muitos artefatos.

Casca do Esfolador
Cartas de "arma viva" são muito boas, e essa daqui merece destaque no comum pois é apenas 1 mana.

Fonte Icorídia

O Marcelo fez um deck de combo de artefatos malucos e usou essa carta, e ela funciona muito bem. Totalmente johnny!!

Lobo da Putrefação
Carta muito boa com infect.

Casulo-Morteiro
Essa carta é outro destaque de "arma viva", mas no caso de incomum. É muito boa para decks que voltam criaturas do cemitério. Hoje ela aparece bastante em decks competivivos no Standard.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Resultados - Campeonato Abril de 2011

Quarto campeonato do ano! Estamos começando a ficar tradicionais, hehehe.

Novamente no CCSP, ocorreu no sábado, dia 23 de abril de 2011, no meio do feriadão de páscoa. Dessa vez, 7 pessoas participaram, o que mostra o crescimento do número de jogadores! Espero que consigamos pelo menos manter esse número.

O ambiente contou com 2 decks aggro (infect e fractius), 1 deck de combo (goblin storm), 1 deck de control-combo (magos) e 3 decks de aggro-control (merfolk, mono black e mono black infect). A cor branca foi a menos utilizada, apenas um pouco no deck de fractius. A cor preta foi usada em três decks (infect, e dois mono blacks), a cor verde foi usada em três decks (infect, fractius e merfolk), azul foi usado em três decks também (magos mono blue, merfolk e goblin), e o vermelho foi usado em dois decks (goblin e fractius).

Alexandre - MonoB Família Sengir
André - MonoU Magos
Bruno - UR Goblin Storm
Danilo - BG Infect
Marcelo - Ug Merfolk
Tamara - MonoB Infect
Tiago - RGw Slivers

Vejam abaixo os resultados das partidas:


Abaixo segue a lista dos decks usados:

Danilo - 15 pontos

BG Infect

4 Vector Asp
4 Blight Mamba
4 Plague Stinguer
4 Cystbearer
2 Rot Wolf

3 Unearth
4 Vines of Vastwood
4 Bonesplitter
4 Rancor
4 Lightning Greaves (U)
4 Invigorate

1 Mishra's Factory (U)
2 Barren Moor
6 Swamp
10 Forest

SB: 1 Unearth
SB: 2 Echoing Decay
SB: 2 Terror
SB: 2 Doom Blade
SB: 4 Naturalize
SB: 4 Duress

André - 13 pontos

MonoU Magos Power

4 Stonybrook Banneret
2 Traficante de Informações
4 Maga Etérea Vedalkeana
3 Mago Zurano
3 Feiticeir Pródigo
4 Caranguejo Ferradura
4 Pousiosábio (U)

4 Sigil of Sleep
4 Arco Longo Viridiano
4 Estudo Hermético
2 Vestimentas Furtivas dos Neuroques
4 Libertos da Realidade

4 Halimar Depths
14 Ilha

Marcelo - 12 pontos

Ug Merfolk

4 Merrow Reejerey (U)
2 Caçador de Rootwater
1 Estafeta da Maré (U)
3 Stonybrook Banneret
4 Manta Riders
3 Povo Voador de Gaia
2 Tideshaper Mystic
2 Tritão Saqueador

2 Ponder
4 Counterspell
2 Condescend
4 Mutação Instável
2 Boomerang
2 Snake Form
3 Moment's Peace

4 Halimar Deephs
6 Forest
10 Island

SB: 2 Boomerang
SB: 2 Snakeform
SB: 4 Fade Away
SB: 1 Moment's Peace
SB: 1 Caçador de Rootwater
SB: 2 Neurok's Stealthsuit
SB: 3 Tranquilidade

Bruno - 9 pontos

UR Goblin Storm

4 Goblin Bushwhacker

4 Brainstorm
4 Condescend
4 Rite of Flame
4 Goblin War Strike
4 Peer Though Depths
4 Arcane Denial
2 Haze of Rage (U)
4 Manamorphose
4 Seething Song
4 Empty the Warrens

4 Halimar Depths
4 Grixis Panorama
2 Molten Slagheap (U)
4 Mountain
4 Island

SB: 4 CounterSpell
SB: 4 Mana Leak
SB: 4 Flaring Pain

Alexandre - 7 pontos

MonoB Família Sengir

4 Morcegos Vampiros
4 Morcegos de Sengir
4 Diabrete do Pântano
3 Order of the Ebon Hand
4 Vampiro Sengir
1 Sombra de Ishan

4 Ritual Sombrio
4 Força Profana
2 Tortura
2 Terror
2 Drenar Vida
4 Festim de Unicórnio

22 Pântano

Tiago - 3 pontos e 4 vitórias (quando perdeu)

RGw Fractius

4 Virulent Sliver
4 Gemhide Sliver
4 Two-headed Sliver
4 Sinew Sliver
4 Muscle Sliver
4 Heart Sliver
3 Hunter Sliver
3 Homing Sliver
1 Harmonic Sliver
2 Bonesplitter Sliver
1 Ward Sliver

4 Lightning Bolt

4 Terramorphic Expanse
7 Forest
8 Mountain
3 Plains

SB: 4 Quick Sliver
SB: 2 Root Sliver
SB: 1 Harmonic Sliver
SB: 1 Homing Sliver
SB: 3 Prismatic Strands
SB: 4 Vines of Vastwood

Tamara - 3 pontos e 1 vitória (quando perdeu)

MonoB Infect

falta a lista completa

domingo, 24 de abril de 2011

Fotos do Campeonato de Abril!

Ah, dessa vez eu lembrei de levar minha máquina fotográfica!!

Fotos por todo mundo!! :P

 Yes, nós também temos garotas! :)
 O CCSP fica cheio, o jeito é jogar no chao...
 Grevas-prótese e Invigorar!!
 Iiiihhh, um pântano...
 Olha, e teve uma hora que até sobrou cadeira, hehehe (piada interna)
 Intervalo entre as partidas
 Eeeta base de mana boa!!
 Pessoal concentrado, foi um campeonato muito sério
 

 Lanchinho de salgadinho radioativos com direito até a anel de nariz!
 
 Olha só que ângulo legal, parece até profissional. E o goblin acabou de combar...
 Bom-boms!
 Essa partida foi de fora do camp... até dessa tiramos foto!
Vejam que o André está fingindo jogar com o meu deck...

Report BG Infect no camp de Abril

Vocês que acompanham o blog sabem que estou passando por uma crise de identidade, não sei se consigo jogar de aggro, não sei se consigo ser esse tipo de jogador. Assim, joguei de controle no primeiro e no segundo campeonatos, em seguida joguei de aggro-control. Estava na hora do teste final, jogar de aggro de verdade.

Já postei aqui considerações sobre o deck que usaria. E também sobre meu estado de espírito para jogar com ele. Mas será que conseguiria ser divertido? Será que eu conseguiria vencer?

Outro objetivo meu nesse campeonato era ver a possibilidade de banir Invigorar. Na holanda eles colocaram essa carta na lista de atenção, depois que eu entendi porquê, eu tinha que testar. Se o meu deck fosse forte demais nesse camp, era por causa de Invigorar.

Com relação à lista, a diferença que fiz foi retirar as 4 Silhana Ledgewalker e colocar 2 Lobo da Putrefação e 2 Desenterrar.

Vamos às partidas:


1a partida

contra Marcelo de Ug Merfolk

Deck novo do marcelo, com o tipo favorito de criatura dele. Eu ainda estava relutante de jogar com o deck de Infect, mas no final todos me convenceram. No começo ele baixou um tritão, e eu uma cobra. Ele conseguiu colocar mutação instável no bixo dele, eu ainda estava somente com grevas faiscantes, e quando tentava equipar ele voltava meu bixo pra mão com bumerangue e comprava um monte de cartas. O tempo foi passando, ele baixou um merrow reejerey e me bateu mais forte, minha vida estava baixa. Mas eu também consegui no final ir batendo de pouquinho em pouquinho com veneno nele. Só que chegou uma hora que eu não podia atacar pois tinha que defender, só que em seguida o bixo morreu para a mutação instável, não veio nenhum bixo pra ele e aí eu comecei a bater. Então ele iria morrer, e usou paz momentânea. Os dois estavam quase lá. Mas aí ele usou o recapitular da paz momentânea, e no turno seguinte comprou uma ilha, para fazer par com a ilha que tinha na mão, e estava sem resposta. Ganhei!!

Na segunda partida eu ziquei mana, fiquei apenas com um pântano, mas coloquei um Vector Asp. Ele, por sua vez, colocou um bixo e estava comprando cartas. No meu segundo turno eu não comprei outro terreno, quando ataquei com a cobra ele deixou passar, usei dois Invigorar: 9 de dano de poison. Foi foda. Aí ele se desequilibrou, foi colocando bixo, eu consegui outra mana e fui também colocando bixo. Ele se defendeu como pode, mas não resistiu muito tempo. Invigorar broken.


2x0

2a partida

contra Tamara de monoBlack Infect

A Tamara estava lá mais para brincar, então jogamos bem amistosamente. De qualquer maneira, eu ainda queria ver se o Invigorar era realmente broken. Na primeira partida ela meio que zicou mana e demorou para por bixos. Nesse momento eu já estava bem avançado e um Invigorar acabou a partida (sendo que tinha outro na mão) rapidinho.

A segunda partida eu tirei no side os Invigorar e vim lento, então teve bastante troca de criaturas. Chegou uma hora que eu tinha 5 de vida e ela 9 pontos de veneno!! Mas um rancor que dá atropelar na hora certa fez bem seu papel.


2x0

Total 4x0

3a partida

contra Alexandre de monoBlack Família sengir

Bom, o Alexandre fez um deck de bixos, morcegos e vampiro de sengir e drenar vida e terror, basicamente. Fomos jogar. No primeiro turno ele colocou um morcego. No segundo turno ele fez Dark Ritual, 4 manas para Festim de Unicórnio: bate 4. Como meu deck não tem remoção antes do side, eu nada podia fazer, a não ser bater mais rápido do que ele. Não foi o que aconteceu :(, levei um monte de porrada do morcego e perdi.

Na segunda partida meu deck veio redondinho. Invigorar fechou a partida.

Na terceira ele me pregou uma peça. Atacava com o morcego e deixava os cavaleiros para defender, e mana para dar iniciativa (a melhor habilidade do magic) para eles. Perdi uma cobrinha nessa e ele me bateu consideravelmente. Mas coloquei um montão de bixos, um Invigorar na hora certa acabou com tudo.

2x1

Total 6x1

4a partida

contra Bruno de RU Storm Goblin

A batalha desses dois decks é basicamente definir quem coloca o relógio mais rápido. Enquanto eu vou batendo no poison ele vai acumulando cartas para combar.

Na primeira partida eu vim redondinho, fui batendo no poison. Mas ele combou rápido também, só que nessa hora ele já estava com 8 marcadores (graças a Invigorar), e combaria para bater 18, não suficiente para me matar. O turno seguinte foi fatal para ele.

Na segunda partida eu coloquei pressão novamente, ele tentou segurar com counters e segurando meus bixos. Aos poucos fui batendo nele. Quando tentou voltar um bixo pra minha mão eu usei Vines of Vastwood para defendê-lo e aumentar seu ataque! Dano no poison! No turno seguinte aconteceu similar, eu tentei equipar a grevas no bixo, ele tentou matá-lo, e eu protegi novamente com o Vines!! Game!! Ufa...


2x0

Total 8x1

5a partida

contra Tiago de RGW Slivers

O Tiago pegou emprestado meu deck de fractius para jogar, só que não é tão facil assim jogar com ele, apesar de ser um deck de criaturas aparentemente simples. Eu acho que ele se deu super bem. E me deu muito trabalho!!

Na primeira partida foi uma disputa intensa. Bixos e mais bixos dos dois lados!! Mas eu consegui colocar um voador e com dois lasca-ossos envenenar para a vitória.

Na segunda partida eu meio que ziquei mana e ele colocou no segundo turno Fractius Musculoso, no terceiro Fractius do Tendão, no quarto outro Fractius do Tendão, no quinto outro Fractius do Tendão, no sexto outro Fractius Musculoso. Morri, não tinha o que fazer...

No terceiro jogo foi assim, por mim mana lasca-ossos, por ele expansão morfoterrena busca montanha. Em seguida eu coloquei uma cobrinha, ele colocou um fractius. No terceiro turno eu equipei o lasca-ossos e bati, ele deixou passar, usei dois Invigorar e 11 de poison na cabeça. (Invigorar broken)


2x1

Total 10x2

6a partida

contra André de monoBlue Magos

O André chegou tardão para jogar, e eu já estava pressionado pela namorada para ir embora, por isso resolvemos jogar sem sideboard. Todo mundo já estava puto comigo pq não tinha perdido nenhuma, e todos já davam como certo o banimento de Invigorar. Essa foi a primeira partida dele

Ele começou com várias compras de carta, enquanto que meu deck veio lento. Fui batendo de vez em quando, consegui matar um carangueijo dele com um Invigorar de surpresa (que ele ainda não conhecia) Aí ele conseguiu fechar o combo de subir bixo para a mão para cada dano que causava e eu não tive resposta.

No segundo jogo eu vim melhor, só que ele também veio bem e conseguiu fechar o combo dele. Mas eu vim com a grevas e duas vines of vastwood, o que conseguiu fechar o caminho para eu ficar com um bixo em jogo. Aí consegui bater com esse bixo o suficiente para ganhar.

Na terceira partida eu ziquei mana e não consegui fazer nada (quando tentei colocar um bixo ele já morria e eu levava um monte de dano...), fui massacrado.


1x2

Total 11x4

Eu ainda acredito que se eu usasse o sideboard conseguiria jogar melhor contra o André, pois teria remoção de criatura e de encantamentos/artefatos.

No final o Alexandre estava comigo e tive que ir embora correndo para não levar muita bronca e não deu para o Alexandre e o André jogarem, uma pena para o campeonato.

Mas por causa disso no final o André ficou com uma derrota e um empate, sendo que eu só tenho uma derrota e o resto vitória, então eu ganhei o camp! Infeliz mas ganhei!

Agora vamos discutir se banimos ou não Invigorar.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Semana de Cartas Comuns na Wizards

Olá

Essa semana é especial para as cartas comuns no site da Wizards.

Apesar de ser principalmente sobre pauper, e não sobre peão, essa semana é muito mais próxima de nós do que em geral os artigos são.

Aqui vão os links para os artigos.
Making Magic
Fala de como desenvolver ou criar cartas comuns 
Limited Information
Fala de como as cartas comuns influenciam quando se joga draft
Serious Fun
Fala de como criar decks EDH Commander (de duas cores) no pauper
Building on a Budget
Mostra um deck de combo com Fissura Temporal no pauper
From the lab
Coisas malucas, nao tive paciencia de ler :P
Latest Developments
Comparaçao do desenvolvimento de algumas cartas comuns

Uma versão minha do deck no peão, hehehe

Ubw Temporal Fissure

4 Sunscape Familiar
4 Nightscape Familiar
4 Mulldrifter
4 Cloud of Faeries
3 Peregrine Drake

4 Snap
4 Frantic Search
4 Compulsive Research
2 Wash Out
4 Temporal Fissure

4 Azorius Chancery
4 Dimir Aqueduct
4 Esper Panorama
7 Island
2 Swamp
2 Plains




é mais uma ideia...

terça-feira, 19 de abril de 2011

Última tentativa de ser aggro - Deck Fires

Vamos lá, essa é a última proposta que eu vou colocar aqui de um deck aggro. Juro.

O André fez um deck não-peão, e eu sempre pensei que mesmo no peão, esse esterióripo seria bom.

Sendo aggro até no estilo de escrever, vamos logo pra lista:

RG Fires

4 Llanowar Elves
3 Fyndhorn Elves
4 Keldon Marauders
4 Blastoderm
1 Flametongue Kavu
4 Rhox Brute
2 Wild Loteau

4 Lightning Bolt
4 Rancor
4 Dead//Gone
2 Colossal Might
4 Fires of Yavimaya

20 Terrenos

SB: 4 Naturalize
SB: 4 Vines of Vastwood
SB: 3 Flaring Pain
SB: 4 Red Elemental Blast




Descrição

1. Aceleração de mana.
2. Ímpeto para bixos grandes.
3. Coisas para limpar o caminho e aumentar seus bixos.

Talvez a lista que eu tenha colocado tenha poucos bixos, mas eu não achei nenhum decente com 3 manas... e tem bixo demais com 4 manas... se alguém puder colaborar.

Divirtam-se.

Pronto, acabou a minha época de agressividade. Agora vou parar de renegar minha identidade e fazer decks chatos e retranqueiros.