Olá
Um deck aggro tenta ganhar o jogo com ameaças que coloca o mais rápido possível no jogo.
Um deck de control tenta ganhar o jogo segurando as pontas até que o gás do outro tenha acabado e ataca.
Uma técnica boa para ser forte contra decks aggro é ganhar vida. Imaginem, vc faz de tudo para causar dano o mais rápido possível e o cara vem e ganha vida, isso faz com que a sua vitória demore mais e fique, com o tempo, mais improvável.
Uma técnica boa para ser forte contra decks de control é descarte. Imaginem, vc tenta usar cartas que seguram o jogo e acumular cartas fortes para depois usar e o cara vem e faz vc descartar suas tão preciosas cartas, assim segurar o jogo é mais complicado.
Pensando nisso, eu montei um deck de bixos que têm lifelink e cartas de descarte. Bom, ganhar vida é um trabalho das cores branco e preto, descarte é principalmente preto. Seria possível fazer um deck mono-black, mas cartas verdes como rancor, trepadeira de matavasta e a silhana deixam o deck mais consistente por causa de evasão (atropelar do rancor e "voar" da silhana) e proteção ("manto" da silhana e da trepadeira).
Uma observação: eu ainda não testei o deck, é só uma sugestão teórica. Chega de falar e vamos à lista:
4 Vault Skirge
4 Mourning Thrull
4 Silhana Ledgewalker
4 Vampire Nighthawk (U)
1 Hag Hedge-Mage (U)
4 Rancor
4 Vines of Vastwood
4 Duress
4 Wrench Mind
1 Raven's Crime
2 Sign in Blood
4 Nameless Inversion
2 Terramorphic Expanse
3 Khalni Garden
6 Forest
9 Swamp
SB: 4 Ostracize
SB: 4 Unearth
SB: 3 Naturalize
SB: 4 Doom Blade
A ideia do deck, portanto é atacar com os bixinhos e/ou fazer o cara descartar, dependendo da posição que deseja tomar, contra aggro é melhor em geral atacar e ganhar vida, e contra control é melhor em geral descartar. Eu acredito que o deck consiga ter um bixo e uma carta de descarte na mão inicial pelo menos, o que permita escolher a estratégia/postura.
O sideboard conta com cartas básicas como naturalizar contra artefatos/encantamentos e doom blade contra bixões, o unearth (desenterrar) serve contra decks que matam muito bixos ou anulam suas mágicas, e o ostracizar eu não tenho muita convicção dele não, poderia ser trocado por justiça do evincar ou degeneração reverberante ou alguma outra carta de descarte (mais crimes do corvo, por exemplo).
Blog sobre jogar Magic: the Gathering sem gastar muito dinheiro, e os campeonatos que organizamos em São Paulo.
domingo, 22 de maio de 2011
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Como "sideboardear" e as figuras de Magic
Dois artigos fabulosos que eu não poderia deixar de compartilhar com vocês
Como sideboardear
A "evolução" das figuras das cartas de Magic
Em inglês, infelizmente.
Como sideboardear
A "evolução" das figuras das cartas de Magic
Em inglês, infelizmente.
Assumindo a "retranqueirisse" - Ub Thopter Control
Montei um deck novo, e de acordo com os testes que fiz no último encontro da galera, ele está satisfatoriamente divertido e forte: um deck de controle azul com um pouco de preto que usa o combo de Fundição de Tóptero e Espada do Humilde. Primeiro eu vou explicar como o combo funciona:
Esse é um equipamento que não faz nada de mais para a criatura equipada, mas tem um efeito muito legal de voltar do cemitério. Dá para abusar bastante dessa carta descartando-a ou sacrificando-a e usar bixinhos 1/1 para fazê-la voltar para o jogo de graça!
A segunda peça do combo é exatamente uma carta que mistura essas duas ideias: sacrificar a espada e colocar um bixo 1/1 em jogo! Portanto, sempre que eu ativar a habilidade da fundição sacrificando a espada a própria espada vai voltar para o jogo. Assim, na prática, para cada mana que você gasta, você ganha 1 de vida e um bixo 1/1 voador em jogo!
Não é assim um "combo" que acaba com o jogo quando acontece, mas é uma combinação forte, e mesmo em Extended foi uma combinação forte durante muito tempo. Sempre pensei em fazer um deck usando essa combinação, e agora que eu queria fazer um deck retranqueiro essa era uma ótima oportunidade.
Bom, é possível fazer vários decks retranqueiros, acredito que o mais comum sejam os decks azuis baseados em contramágica. Esse não é exceção e se situa nessa categoria. Usa o preto apenas para poder colocar em jogo a fundição e poder jogar Distorção Agonizante. O deck, no final das contas, virou um control-combo, pois a ideia é segurar o jogo com os counters e os bixinhos até conseguir juntar o combo e atacar!
Veja a lista:
4 Oráculo do Portão Marinho
3 Vaga-Pensador
3 Tritão Saqueador
3 Fundição de Tóptero (U)
2 Espada do Humilde (U)
2 Bagunçar a Mistura
4 Condescender
4 Revogar
2 Contramágica
4 Distorção Agonizante
4 Pasmar
4 Sinete Dimir
4 Profundezas de Halimar
2 Expansão Morfoterrena
10 Ilha
5 Pântano
SB: 4 Justiça do Evincar
SB: 4 Lâmina da Destruição
SB: 3 Desviar Olhar
SB: 4 Verdade Reverberante
As criaturas do deck servem para comprar cartas e defender de outras criaturas, no deck há remoção de bixo, devolver permanentes, counters e o combo, além de 25 fontes de mana. O sideboard é voltado a matar criaturas ou devolvê-las para a mão (vide storm goblins) e proteger o combo.
O deck não é nada inovador, nesse campeonato da Holanda o cara que ficou em segundo tinha um deck parecido (apesar de usar Cetro Isócrono). Porém, ele é retranqueiro o suficiente para eu me sentir bem jogando com ele :P
Esse é um equipamento que não faz nada de mais para a criatura equipada, mas tem um efeito muito legal de voltar do cemitério. Dá para abusar bastante dessa carta descartando-a ou sacrificando-a e usar bixinhos 1/1 para fazê-la voltar para o jogo de graça!
A segunda peça do combo é exatamente uma carta que mistura essas duas ideias: sacrificar a espada e colocar um bixo 1/1 em jogo! Portanto, sempre que eu ativar a habilidade da fundição sacrificando a espada a própria espada vai voltar para o jogo. Assim, na prática, para cada mana que você gasta, você ganha 1 de vida e um bixo 1/1 voador em jogo!
Não é assim um "combo" que acaba com o jogo quando acontece, mas é uma combinação forte, e mesmo em Extended foi uma combinação forte durante muito tempo. Sempre pensei em fazer um deck usando essa combinação, e agora que eu queria fazer um deck retranqueiro essa era uma ótima oportunidade.
Bom, é possível fazer vários decks retranqueiros, acredito que o mais comum sejam os decks azuis baseados em contramágica. Esse não é exceção e se situa nessa categoria. Usa o preto apenas para poder colocar em jogo a fundição e poder jogar Distorção Agonizante. O deck, no final das contas, virou um control-combo, pois a ideia é segurar o jogo com os counters e os bixinhos até conseguir juntar o combo e atacar!
Veja a lista:
4 Oráculo do Portão Marinho
3 Vaga-Pensador
3 Tritão Saqueador
3 Fundição de Tóptero (U)
2 Espada do Humilde (U)
2 Bagunçar a Mistura
4 Condescender
4 Revogar
2 Contramágica
4 Distorção Agonizante
4 Pasmar
4 Sinete Dimir
4 Profundezas de Halimar
2 Expansão Morfoterrena
10 Ilha
5 Pântano
SB: 4 Justiça do Evincar
SB: 4 Lâmina da Destruição
SB: 3 Desviar Olhar
SB: 4 Verdade Reverberante
As criaturas do deck servem para comprar cartas e defender de outras criaturas, no deck há remoção de bixo, devolver permanentes, counters e o combo, além de 25 fontes de mana. O sideboard é voltado a matar criaturas ou devolvê-las para a mão (vide storm goblins) e proteger o combo.
O deck não é nada inovador, nesse campeonato da Holanda o cara que ficou em segundo tinha um deck parecido (apesar de usar Cetro Isócrono). Porém, ele é retranqueiro o suficiente para eu me sentir bem jogando com ele :P
terça-feira, 10 de maio de 2011
Análise de New Phyrexia e Spike versus Johnny
Olha, eu achei um artigo no StarCityGames que fala das cartas comuns de New Phyrexia, mas para o formato de pauper, talvez seja interessante ler. (em inglês)
É engraçado a diferença da análise do autor do artigo da análise que eu fiz das cartas da edição. No meu texto, eu não analisei-destaquei necessariamente as melhores cartas da edição, eu falei de algumas mais fortes, mas de algumas "legais" também, abrindo a possibilidade de tentar fazer cartas funcionarem. Características de Johnny.
Provavelmente essa é uma das maiores diferenças entre os nossos comentários, partidas e campeonatos e dos artigos ou decklists que vejo por aí na Web. Nós sempre usamos decks diferentes, decks malucos, baseados em combinações que não são ótimas, e nos divertimos fazendo-as funcionarem. A análise das cartas que eu fiz reflete isso.
Por sua vez, a análise que o autor do StarCityGames fez é puramente Spike. Ele descreve as cartas apenas de maneira a colocá-las em decks bons já existentes ou maneiras de enfrentá-los, se a carta não encaixa em nenhum dos decks que ele conhece, ele diz que ninguém vai jogar com ela. Ele muito provavelmente está certo (mais do que eu), num ambiente como o pauper no Magic Online que é puramente competitivo.
Num ambiente como o nosso, mais experimentalista, eu prefiro também analisar cartas interessantes e não necessariamente mais fortes. Veja abaixo as cartas que ele selecionou como as mais fortes:
Porcelain Legionnaire - não citei ele
Suture Priest
Gitaxian Probe - não citei ela
Spined Thopter - também não citei esse
Vault Skirge
Ruthless Invasion - nem essa
Glistener Elf
Eu não citei essas cartas, apesar de cogitar fazê-lo, para dar espaço para cartas mais estranhas. De qualquer forma, todas as cartas que ele apresentou como muito fortes realmente o são, e eu acho que descordo de algumas cartas que ele falou que eram ruins que eu acho que são boas. Também não podemos esquecer que ele só considera o restrito ambiente de pauper.
Outra carta interessante que eu não comentei é Apostle Blessing
Essa edição já está mudando bastante coisa!
É engraçado a diferença da análise do autor do artigo da análise que eu fiz das cartas da edição. No meu texto, eu não analisei-destaquei necessariamente as melhores cartas da edição, eu falei de algumas mais fortes, mas de algumas "legais" também, abrindo a possibilidade de tentar fazer cartas funcionarem. Características de Johnny.
Provavelmente essa é uma das maiores diferenças entre os nossos comentários, partidas e campeonatos e dos artigos ou decklists que vejo por aí na Web. Nós sempre usamos decks diferentes, decks malucos, baseados em combinações que não são ótimas, e nos divertimos fazendo-as funcionarem. A análise das cartas que eu fiz reflete isso.
Por sua vez, a análise que o autor do StarCityGames fez é puramente Spike. Ele descreve as cartas apenas de maneira a colocá-las em decks bons já existentes ou maneiras de enfrentá-los, se a carta não encaixa em nenhum dos decks que ele conhece, ele diz que ninguém vai jogar com ela. Ele muito provavelmente está certo (mais do que eu), num ambiente como o pauper no Magic Online que é puramente competitivo.
Cartas fortes de Nova Phyrexia que eu não citei no outro artigo
Num ambiente como o nosso, mais experimentalista, eu prefiro também analisar cartas interessantes e não necessariamente mais fortes. Veja abaixo as cartas que ele selecionou como as mais fortes:
Porcelain Legionnaire - não citei ele
Suture Priest
Gitaxian Probe - não citei ela
Spined Thopter - também não citei esse
Vault Skirge
Ruthless Invasion - nem essa
Glistener Elf
Eu não citei essas cartas, apesar de cogitar fazê-lo, para dar espaço para cartas mais estranhas. De qualquer forma, todas as cartas que ele apresentou como muito fortes realmente o são, e eu acho que descordo de algumas cartas que ele falou que eram ruins que eu acho que são boas. Também não podemos esquecer que ele só considera o restrito ambiente de pauper.
Outra carta interessante que eu não comentei é Apostle Blessing
Essa edição já está mudando bastante coisa!
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Novo BG Infect
Com a nova edição "Nova Phyrexia", e com o banimento de Invigorar, o deck que usei no último campeonato e que eu comentei aqui deve mudar um pouco, mas acredito eu que continuará forte.
Vi um artigo no StarCityGames interessante sobre uma proposta de deck de infectar para Legacy, usando as cartas da nova edição. Isso me motivou para tentar fazer uma nova versão para o deck.
Além disso, comecei a procurar mais cartas "de graça" para o deck. Vejam a nova lista:
BG Infect New Phyrexia
4 Glistener Elf
4 Flensermite
4 Plague Stinguer
4 Ichorclaw Myr
4 Rancor
2 Bonesplitter
4 Vines of Vastwood
4 Groundswell
4 Rouse
4 Mutagenic Growth
4 Bount of the Hunt (U)
10 Forest
8 Swamp
SB: 3 Avoid Fate
SB: 4 Duress
SB: 3 Naturalize
SB: 4 Snuff Out
SB: 1 Contagion (U)
Quais as principais mudanças do último deck para esse?
1. Redução do custo das criaturas: agora as criaturas têm, no máximo, um custo de 2 manas.
2. Redução do número de criaturas de 20 para 16: isso faz com que o deck tenha espaço para mais magias, mas fica mais vulnerável...
3. Não tem Envigorar... :(
4. Redução do número de equipamentos: em comparação com as magias que aumentam o ataque, os equipamentos são muito mais lentos. Além disso as Grevas Faiscantes atrapalhavam o jogo pois não era mais possível jogar as magias para aumentar o ataque no bixo.
5. Aumento significativo do número de magias "de graça": com a saída de Envigorar, entraram o Crescimento Mutagênico, o Incitar, a Recompensa da Caçada, que é a nova incomum do deck, e outras cartas no sideboard: Contágio e o Liquidar.
Com isso tudo, a própria estratégia do deck mudou um pouco. Antes, com mais criaturas, mais equipamentos, a ideia do deck era insistir mais, resistir mais, e quando um bixo atacasse ele matava o oponente. Agora, ao invés de resistir mais, a ideia é ser mais rápido, ter mais magias "de graça" e fazer com que, literalmente, a maioria dos ataques sejam mortais para o oponente.
Fico em dúvida se nesse deck o Desenterrar não continuaria, como uma forma de combater anulas e outras coisas, e "aumentar o número de criaturas do deck". Talvez eu substituiria o Lasca-Ossos e o Evitar o Destino.
Mesmo eu não gostando de decks agressivos, eu ainda gostaria de desenvolver esse deck, e por isso fiz esse post. Espero que seja uma boa sugestão para todos, e que os próximos decks venham preparados para enfrentar decks como esse.
Vi um artigo no StarCityGames interessante sobre uma proposta de deck de infectar para Legacy, usando as cartas da nova edição. Isso me motivou para tentar fazer uma nova versão para o deck.
Além disso, comecei a procurar mais cartas "de graça" para o deck. Vejam a nova lista:
BG Infect New Phyrexia
4 Glistener Elf
4 Flensermite
4 Plague Stinguer
4 Ichorclaw Myr
4 Rancor
2 Bonesplitter
4 Vines of Vastwood
4 Groundswell
4 Rouse
4 Mutagenic Growth
4 Bount of the Hunt (U)
10 Forest
8 Swamp
SB: 3 Avoid Fate
SB: 4 Duress
SB: 3 Naturalize
SB: 4 Snuff Out
SB: 1 Contagion (U)
Quais as principais mudanças do último deck para esse?
1. Redução do custo das criaturas: agora as criaturas têm, no máximo, um custo de 2 manas.
2. Redução do número de criaturas de 20 para 16: isso faz com que o deck tenha espaço para mais magias, mas fica mais vulnerável...
3. Não tem Envigorar... :(
4. Redução do número de equipamentos: em comparação com as magias que aumentam o ataque, os equipamentos são muito mais lentos. Além disso as Grevas Faiscantes atrapalhavam o jogo pois não era mais possível jogar as magias para aumentar o ataque no bixo.
5. Aumento significativo do número de magias "de graça": com a saída de Envigorar, entraram o Crescimento Mutagênico, o Incitar, a Recompensa da Caçada, que é a nova incomum do deck, e outras cartas no sideboard: Contágio e o Liquidar.
Com isso tudo, a própria estratégia do deck mudou um pouco. Antes, com mais criaturas, mais equipamentos, a ideia do deck era insistir mais, resistir mais, e quando um bixo atacasse ele matava o oponente. Agora, ao invés de resistir mais, a ideia é ser mais rápido, ter mais magias "de graça" e fazer com que, literalmente, a maioria dos ataques sejam mortais para o oponente.
Fico em dúvida se nesse deck o Desenterrar não continuaria, como uma forma de combater anulas e outras coisas, e "aumentar o número de criaturas do deck". Talvez eu substituiria o Lasca-Ossos e o Evitar o Destino.
Mesmo eu não gostando de decks agressivos, eu ainda gostaria de desenvolver esse deck, e por isso fiz esse post. Espero que seja uma boa sugestão para todos, e que os próximos decks venham preparados para enfrentar decks como esse.
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Envigorar (Invigorate) está banido!
Os acontecimentos do último campeonato mostraram claramente que Envigorar (Invigorate, em inglês) é uma carta que, em certas circunstâncias (vide num deck de infectar), é forte demais para o nosso ambiente e deixa o jogo desequilibrado e chato.
Vamos analizar a carta e o que aconteceu no campeonato:
Como a carta funciona:
Em decks de infectar, o dano das criaturas não é causado na vida do oponente, mas em forma de marcadores de veneno. Quando o jogador tem 10 marcadores de veneno ele morre. Por isso, a quantidade de "dano" que você precisa causar para ganhar a partida é reduzida pela metade. Assim, Envigorar em uma criatura com infectar causa 4 marcadores de veneno adicionais ao oponente, ou seja 40% da vida dele.
O que aconteceu no último campeonato:
Contra o Marcelo: 1o turno eu baixo meu único terreno da mão e um Áspide Vetorial. 2o turno eu ataco, dou infectar para ele, e jogo dois Envigorar (de graça), ele fica com 9 marcadores de terreno. Nos próximos turnos veio mais um terreno pra mim e foi facil vencer.
Contra o Tiago: 1o turno eu baixo um Lasca-Ossos. 2o turno um Plague Stinguer. 3o turno equipo, ataco e dois Envigorar. Ganhei!
Contra o André: eu tava todo ferrado zicado de mana, mesmo assim eu usei todas minhas duas manas para por um bixo, atacar, ele defendeu e eu consegui matar o bixo mais forte dele usando um Envigorar.
Essas foram as jogadas mais absurdas do campeonato. Eu poderia ainda dar vários outros exemplos de como, com o Envigorar, a partida foi ganha muito rápido ou muito surpreendentemente. Isso deixava meus oponentes muito frustrados com o jogo.
Eu mesmo, jogando, achei a carta forte demais.
Ao final do campeonato, já sabendo que sairia uma outra carta de graça, a Crescimento Mutagênico, sabiamos que Envigorar já é forte demais, ainda com o uso de mais cartas "de graça", isso acabaria com o nosso ambiente.
Portanto: Envigorar está banida.
Consultem sempre a lista de cartas banidas nas nossas regras.
Vamos analizar a carta e o que aconteceu no campeonato:
Envigorar é uma carta "de graça" que acaba com 40% da "vida" do oponente sozinha.
Como a carta funciona:
Em decks de infectar, o dano das criaturas não é causado na vida do oponente, mas em forma de marcadores de veneno. Quando o jogador tem 10 marcadores de veneno ele morre. Por isso, a quantidade de "dano" que você precisa causar para ganhar a partida é reduzida pela metade. Assim, Envigorar em uma criatura com infectar causa 4 marcadores de veneno adicionais ao oponente, ou seja 40% da vida dele.
O que aconteceu no último campeonato:
Contra o Marcelo: 1o turno eu baixo meu único terreno da mão e um Áspide Vetorial. 2o turno eu ataco, dou infectar para ele, e jogo dois Envigorar (de graça), ele fica com 9 marcadores de terreno. Nos próximos turnos veio mais um terreno pra mim e foi facil vencer.
Contra o Tiago: 1o turno eu baixo um Lasca-Ossos. 2o turno um Plague Stinguer. 3o turno equipo, ataco e dois Envigorar. Ganhei!
Contra o André: eu tava todo ferrado zicado de mana, mesmo assim eu usei todas minhas duas manas para por um bixo, atacar, ele defendeu e eu consegui matar o bixo mais forte dele usando um Envigorar.
Essas foram as jogadas mais absurdas do campeonato. Eu poderia ainda dar vários outros exemplos de como, com o Envigorar, a partida foi ganha muito rápido ou muito surpreendentemente. Isso deixava meus oponentes muito frustrados com o jogo.
Eu mesmo, jogando, achei a carta forte demais.
Ao final do campeonato, já sabendo que sairia uma outra carta de graça, a Crescimento Mutagênico, sabiamos que Envigorar já é forte demais, ainda com o uso de mais cartas "de graça", isso acabaria com o nosso ambiente.
Nova carta, que ajudou a definir o banimento de Envigorar e que agora a substituirá.
Portanto: Envigorar está banida.
Consultem sempre a lista de cartas banidas nas nossas regras.
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Top 16 cartas de New Phyrexia!!
Nesse mês a nova edição de magic "New Phyrexia" ou "Nova Phyrexia" será lançada! E com isso novas cartinhas vêm balançar o ambiente do magic peão.
Diferentemente de Mirrodin Sitiada, eu acredito que essa nova edição traz muitas contribuições para o nosso formato favorito! Por isso, ao invés de analizar apenas 8 cartas de cada raridade eu vou analizar 16. Espero que eu tenha escolhido as melhores!!
Vamos às listas!
Cartas comuns
Furnace Scamp
1 mana, possivelmente 4 de dano, tudo de bom!!
Glistener Elf
Sem comentários
Mutagenic Growth
Substituto do Invigorate, muito bom (mas dessa vez é justo)
Blighted Agent
Novamente, sem comentários, e esse aqui ainda é pior
Geth's Veredict
Novo édito, pior do que o diabólico por causa da mana, mas ainda muito bom
Hovermyr
Muito eficiente pela mana, e joga em todas as cores, muito bom
Immolating Souleater
Combo!! Essa carta é muito boa para decks que combinação muito louca de ganhar vida, ou sei lá o que...
Leeching Bite
Eu acho muito legais as remoções verdes que estão saindo, bem interessante
Mycosynth Wellspring
Equivalente àquele de comprar cartas, mais opções para decks estranhos
Suture Priest
Muito bom só pela segunda habilidade...
Vault Skirge
Pago 2 de vida e depois ganho com o lifelink, quer mais o que?
Blind Zealot
É bixo bom, é remoção boa (pois pode matar qualquer bixo, preto, artefato), ótima carta!
Scrapyard Salvo
Combo!!!
Impaler Shrike
4 manas, causar 3 de dano e comprar 3 cartas, ótimo!!
Ogre Menial
Boa resistência, e uma ideia forte para ter ataque variável
Pith Driller
Essa eu gostei por poder ser 2 para um, vc tem um bixo razoável e consegue matar um bixinho
Spire Monitor
Bixão que voa com flash, um possível substituto do golem que tem afinidade por ilhas
--
Cartas Incomuns
Marrow Shards
Carta "de graça" que faz um efeito geral, muito forte!! Pode surpreender muita gente
Mental Misstep
Outra carta "de graça" com um poder razoável, cartas de custo 1 costumam ser muito fortes no peão
Due Respect
Uma carta que ganha um turno e dá um draw! Super forte!!
Mindcrank
Mais uma possibilidade para decks de queimar grimório! E uma muito boa!!
Arm with AEther
Imagina atacar com 5 bixos e jogar essa carta, pena que é feitiço... se não seria muito boa!
Beast Within
Mágica Instantânea, destroi a parmanente alvo. (ponto final, não preciso falar mais nada)
Deceive Exarch
Com flash essa carta consegue ser 3 para um: vira uma, defende outra, e fica com um bixo em jogo!!
Shrine of Boundless Growth
Uma máquina para combos!!!
Fallen Ferromancer
Essa carta é, no mínimo, muito divertida!!
Isolation Cell
Hmmmm, outra carta interessante para decks estranhos de controle, se fosse 3 manas seria melhor...
Master Splicer
Existem várias cartas que colocam golem em jogo e dão algum bônus para eles, eu acho essa a mais legal, seguido da que dá fly...
Triumph of the Hordes
Um substituto para Overrun? Melhor?
Act of Aggression
Muito bom por causa do custo alternativo!!
Rage Extractor
Dá pra fazer um deck em cima dela né? Divertido...
Enslave
Controlar criatura com preto!! Muito legal!!
Ichor Explosion
Remoção geral no peão!! Finalmente!!! Yes!!
--
Espero que tenham gostado dessa edição, pq eu gostei muito!! Acho que dá pra fazer bastantes coisas novas!! Aproveitem!!
Diferentemente de Mirrodin Sitiada, eu acredito que essa nova edição traz muitas contribuições para o nosso formato favorito! Por isso, ao invés de analizar apenas 8 cartas de cada raridade eu vou analizar 16. Espero que eu tenha escolhido as melhores!!
Vamos às listas!
Cartas comuns
Furnace Scamp
1 mana, possivelmente 4 de dano, tudo de bom!!
Glistener Elf
Sem comentários
Mutagenic Growth
Substituto do Invigorate, muito bom (mas dessa vez é justo)
Blighted Agent
Novamente, sem comentários, e esse aqui ainda é pior
Geth's Veredict
Novo édito, pior do que o diabólico por causa da mana, mas ainda muito bom
Hovermyr
Muito eficiente pela mana, e joga em todas as cores, muito bom
Immolating Souleater
Combo!! Essa carta é muito boa para decks que combinação muito louca de ganhar vida, ou sei lá o que...
Leeching Bite
Eu acho muito legais as remoções verdes que estão saindo, bem interessante
Mycosynth Wellspring
Equivalente àquele de comprar cartas, mais opções para decks estranhos
Suture Priest
Muito bom só pela segunda habilidade...
Vault Skirge
Pago 2 de vida e depois ganho com o lifelink, quer mais o que?
Blind Zealot
É bixo bom, é remoção boa (pois pode matar qualquer bixo, preto, artefato), ótima carta!
Scrapyard Salvo
Combo!!!
Impaler Shrike
4 manas, causar 3 de dano e comprar 3 cartas, ótimo!!
Ogre Menial
Boa resistência, e uma ideia forte para ter ataque variável
Pith Driller
Essa eu gostei por poder ser 2 para um, vc tem um bixo razoável e consegue matar um bixinho
Spire Monitor
Bixão que voa com flash, um possível substituto do golem que tem afinidade por ilhas
--
Cartas Incomuns
Marrow Shards
Carta "de graça" que faz um efeito geral, muito forte!! Pode surpreender muita gente
Mental Misstep
Outra carta "de graça" com um poder razoável, cartas de custo 1 costumam ser muito fortes no peão
Due Respect
Uma carta que ganha um turno e dá um draw! Super forte!!
Mindcrank
Mais uma possibilidade para decks de queimar grimório! E uma muito boa!!
Arm with AEther
Imagina atacar com 5 bixos e jogar essa carta, pena que é feitiço... se não seria muito boa!
Beast Within
Mágica Instantânea, destroi a parmanente alvo. (ponto final, não preciso falar mais nada)
Deceive Exarch
Com flash essa carta consegue ser 3 para um: vira uma, defende outra, e fica com um bixo em jogo!!
Shrine of Boundless Growth
Uma máquina para combos!!!
Fallen Ferromancer
Essa carta é, no mínimo, muito divertida!!
Isolation Cell
Hmmmm, outra carta interessante para decks estranhos de controle, se fosse 3 manas seria melhor...
Master Splicer
Existem várias cartas que colocam golem em jogo e dão algum bônus para eles, eu acho essa a mais legal, seguido da que dá fly...
Triumph of the Hordes
Um substituto para Overrun? Melhor?
Act of Aggression
Muito bom por causa do custo alternativo!!
Rage Extractor
Dá pra fazer um deck em cima dela né? Divertido...
Enslave
Controlar criatura com preto!! Muito legal!!
Ichor Explosion
Remoção geral no peão!! Finalmente!!! Yes!!
--
Espero que tenham gostado dessa edição, pq eu gostei muito!! Acho que dá pra fazer bastantes coisas novas!! Aproveitem!!
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